Como Taiwan está usando uma tecnologia desenvolvida no Ethereum para se defender de ciberataques da China

Conforme as tensões com a China se intensificam, o país adota a tecnologia IPFS para garantir a segurança de sua infraestrutura
Imagem da matéria: Como Taiwan está usando uma tecnologia desenvolvida no Ethereum para se defender de ciberataques da China

(Foto: Shutterstock)

Para impulsionar suas defesas de segurança digital contra ciberataques da China e de outros adversários, o Ministério de Assuntos Digitais de Taiwan adotou a tecnologia IPFS para garantir a segurança de sua infraestrutura.

O InterPlanetary File System (ou IPFS, na sigla em inglês), criado por Juan Benet em 2014, é uma rede descentralizada de ponto a ponto que permite que usuários façam o backup e armazenem arquivos e sites ao hospedá-los em uma rede de nós, eliminando pontos de falha centralizados e evitando iniciativas de censura.

Publicidade

O sistema de armazenamento e referenciamento de arquivos para o Ethereum é normalmente comparado ao protocolo de compartilhamento de arquivos ponto a ponto BitTorrent.

A notícia sobre o uso do IPFS acontece após a ida da presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, à ilha — a primeira visita de uma autoridade americana desde 1997.

Grateful to have friends in the international community standing with #Taiwan to defend democracy & uphold regional security. Thank you @SpeakerPelosi & all the members of your delegation for coming to Taiwan & expressing your support. https://t.co/2EdwsiF8t3

— 蔡英文 Tsai Ing-wen (@iingwen) August 3, 2022

Em entrevista à agência de notícias estatal CNA na terça-feira (9), a ministra Audrey Tang disse que o Ministério de Assuntos Digitais lançou o projeto no mesmo dia em que a China começou suas manobras militares próximas de Taiwan após a visita de Pelosi.

“Até agora, [a infraestrutura] não foi atacada de forma alguma e nunca saiu do ar por um segundo”, afirmou Tang. “Utiliza uma estrutura Web3 ligada a uma comunidade blockchain global e à rede Web2 global como alicerce.”

Publicidade

“Se puder ser tirada do ar, tudo, desde o Ethereum a NFTs [tokens não fungíveis], será derrubado, o que é improvável”, acrescentou. Ela afirmou que os parceiros técnicos de Taiwan incluem Cloudfare, que também apoia a plataforma de rede social taiwanesa Dcard.

A ideia de usar o IPFS, segundo Tang, surgiu após a Rússia invadir a Ucrânia, que usou ciberataques para abalar a infraestrutura ucraniana.

De acordo com Tang, o volume de ciberataques aos departamentos do governo taiwanês na terça-feira, tanto antes como depois da chegada de Pelosi, ultrapassou 15 mil gigabits — um número 23 vezes maior do que o recorde diário anterior.

*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

Quer investir em ativos digitais, mas não sabe por onde começar? O Mercado Bitcoin oferece a melhor e mais segura experiência de negociação para quem está dando os primeiros passos na economia digital. Conheça o MB!