Como foi o primeiro teste do Yuan Digital na China

Quase US$ 1,5 milhão em Yuan Digital foi transferido para 50.000 cidadãos em Shenzhen na semana passada. Veja por que isso é importante
Imagem da matéria: Como foi o primeiro teste do Yuan Digital na China

Foto: Shutterstock

Deve ter sido como o Ano Novo chinês para os sortudos cidadãos de Shenzhen, uma cidade do outro lado da baía de Hong Kong, quando cada um recebeu 200 RMB (aproximadamente R$ 168) em moeda digital, literalmente. A distribuição vem do governo chinês, como parte de seu teste da Moeda Digital do Banco Central (CBDC).

Dinheiro de graça

De acordo com a Xinhua, porta-voz do estado, um total de 10 milhões de RMB foram distribuídos para 50.000 cidadãos que podem gastar os fundos de 12 a 24 de outubro em toda a cidade. Cerca de 3.000 comerciantes participaram do teste, atualizando seu sistema de pagamento para aceitar a moeda digital. Até agora, tudo bem: a mídia local informou que alguns usuários depositaram fundos adicionais em suas carteiras depois de gastar 200 RMB.

Publicidade

Muitos usuários relataram à Xinhua que as experiências com a carteira se assemelham às de Alipay e WechatPay, mas sem o atrito de vincular suas contas bancárias. O que, claro, é uma coisa boa.

Anúncio do governo da China sobre o Yuan Digital: A tradução do anúncio diz: “O pagamento não se limita à sua rede. Não há necessidade de vincular a sua conta bancária. Muito suave e eficiente.”

Não é só blockchain

Talvez mais importante do que a distribuição de dinheiro grátis é a interpretação da Xinhua sobre o julgamento. Para ela, isso foi necessário para desmistificar “mal-entendidos” do Yuan Digital.

O “esclarecimento” mais importante foi destacar a noção de que a moeda digital não é estritamente uma coisa de blockchain, um fato comumente conhecido no mundo ocidental, mas raramente discutido em qualquer mídia estatal. Na verdade, até este ponto, a maior parte da narrativa foi centrada em seu uso de blockchain, já que o próprio blockchain foi identificado como a nova infraestrutura de tecnologia da China.

Parece um pouco estranho então, já que a China está ganhando a corrida para ser a primeira grande economia a emitir uma moeda digital apoiada pelo estado, perder a narrativa do blockchain. Então, por que abandoná-lo?

Publicidade

Uma explicação poderia ser que, dada a volatilidade do mundo das criptomoedas, a China deseja adotar uma postura conservadora e traçar uma linha nítida entre sua moeda oficial apoiada pelo Estado e o dinheiro mágico da Internet, que tem a reputação de ser tão repleto de especulação e lavagem de dinheiro e fraude. Isso parece especialmente prudente, dados muitos esquemas Ponzi, como o Plus Token, que se propagaram e ainda se propagam entre os cidadãos chineses.

Se blockchain é o que as pessoas associam à criptomoeda, então a China quer manter alguma distância.

Amigos ou inimigos?

O segundo “mal-entendido” que vale a pena explorar é a ênfase da Xinhua de que a moeda digital não foi projetada para substituir gigantes existentes de pagamento móvel, como Alipay e WeChat Pay. Em vez disso, é um bem público, uma boa adição aos sistemas de pagamento existentes.

Isso pode soar como uma declaração benevolente. Afinal, os gigantes dos pagamentos já possuem a vida dos cidadãos de ponta a ponta. Por que o governo iria querer intervir e se interromper?

A menos que o governo não esteja realmente feliz. Afinal, sua ambição é obter controle total sobre a vida financeira dos cidadãos. O Yuan Digital é a etapa número um. Se ganhar impulso, sua tensão com a dupla ficará mais explícita. Mas, por enquanto, ninguém quer resolver esse problema, portanto, fazer uma afirmação de “não concorrente” é um curativo de curto prazo.

Publicidade

Um pacote de estímulo

Em sua essência, a distribuição do Yuan Digital funcionou um pouco como um pacote de estímulo. Enquanto o governo dos Estados Unidos ainda está debatendo entre seus partidos políticos se aprovará um novo pacote de estímulo, a China na verdade entregou um – embora em uma escala muito menor – usando sua nova moeda digital. Para legitimar ainda mais o status da moeda digital oficial da China, o banco central da China também emitiu uma lei que proíbe quaisquer outras moedas indexados ao RMB.

Para muitos consumidores, não importa muito se o dinheiro é RMB ou Yuan Digital: contanto que eles possam usá-lo para comprar bens e serviços, é um bom dinheiro.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co