michael saylor microstrategy
Ilustração de Michael Saylor, fundador da MicroStrategy (Foto: Reprodução/Twitter)

Os funcionários da empresa de software MicroStrategy agora podem receber pagamentos em Bitcoin em seus endereços de e-mail corporativo, revelou o cofundador e presidente executivo da MicroStrategy, Michael Saylor, durante o Cafe Bitcoin Twitter Spaces realizado na última semana.

Pode soar como um feito mágico, mas qualquer um pode configurar um endereço de e-mail na Lightning Network do Bitcoin. Mostraremos como.

Publicidade

A Lightning Network é uma solução que corrige alguns problemas de escalabilidade do Bitcoin. Tradicionalmente, quando alguém deseja receber um pagamento via Lightning, ele gera uma fatura (invoice) Lightning — uma longa sequência de caracteres embaralhados que não é legível por humanos.

Para resolver isso, o padrão Lightning Address está se espalhando por todo o setor, substituindo o longo e feio invoice pelo que parece ser um endereço de e-mail familiar.

Conforme mostra o site da Lightning Address, vários serviços Lightning em todo o setor oferecem uma maneira de configurar facilmente um desses endereços, como Zebedee, Alby e Breez. Cada serviço tem seu próprio domínio exclusivo — você escolhe o que te agrada mais.

Neste exemplo, usaremos o aplicativo de jogos de Bitcoin Zebedee, um dos proponentes mais populares de endereço Lightning.

Quando você instala o Zebedee em seu celular, logo o aplicativo pede para você criar um “gamertag”, que é simplesmente um Lightning Address com outro nome.

Publicidade
Selecione um “gamertag” na Zebedee. (Imagem: Zebedee)

Selecione um nome e — voilà! Você criou um endereço Lightning. É tão fácil quanto isso.

É importante observar que, como a indústria do Lightning ainda está florescendo, o Lightning Address não pode ser usado em todos os lugares. O site do Lightning Address apresenta uma lista de carteiras e serviços Lightning que suportam o envio ou recebimento de pagamentos com um Lightning Address.

Se você quiser ficar realmente chique, também é possível adicionar suporte Lightning ao seu próprio domínio pessoal, como Saylor fez com o MicroStrategy.com. (Observe que você deve possuir o domínio para poder fazer isso. Não funcionará para um e-mail gmail.com, por exemplo.)

Configurar isso também é muito fácil, desde que você tenha a capacidade de fazer upload de arquivos para o servidor do site. A extensão de Lightning para o navegador, Alby, recentemente mostrou as etapas de como fazer isso no Twitter.

Primeiro, instale a extensão do navegador Alby, disponível no Chrome e no Firefox, e configure uma conta no Alby. Na parte inferior da página de criação de conta, você criará um novo Lightning Address.

Publicidade
Criando uma conta na Alby. (Imagem: Alby)

Depois disso, acesse aqui: https://getalby.com/.well-known/lnurlp/<USERNAME>, adicionando seu nome de usuário no final da URL. Por exemplo, se seu nome de usuário é “alyssa”, então acesse https://getalby.com/.well-known/lnurlp/alyssa.

Se tudo estiver bem, sua página ficará mais ou menos assim:

Baixando seu arquivo de usuário na Alby. (Imagem: Alby)

Em seguida, baixe o arquivo localmente para poder usá-lo na próxima etapa clicando em “salvar” no canto superior esquerdo. Exclua “.json” no final, para que o nome do arquivo seja apenas o seu nome de usuário.

Quando essa etapa estiver pronta, carregue este arquivo para o mesmo local em seu próprio servidor de site: Por exemplo, se seu domínio for http://bitcoinrulez.com, você deverá enviar o arquivo para https://bitcoinrulez.com/.well-known/lnurlp/<USERNAME>

E é isso! Agora você pode tentar enviar um pagamento Lightning para um e-mail nesse domínio e verificar se funciona. Se você seguiu as etapas corretamente, agora pode fazer com que as pessoas enviem satoshis diretamente para o seu endereço de e-mail, assim como Michael Saylor.

 * Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Hacker da Gala Games devolve Ethereum após exploração de US$ 240 milhões

Hacker da Gala Games devolve Ethereum após exploração de US$ 240 milhões

Depois que 5 bilhões de tokens GALA foram cunhados e roubados na segunda-feira, a Gala Games recuperou parte dos fundos em ETH – e ainda está descobrindo o resto
Imagem da matéria: Ethereum Rio: Começa hoje evento que promove ecossistema da segunda maior criptomoeda do mundo

Ethereum Rio: Começa hoje evento que promove ecossistema da segunda maior criptomoeda do mundo

Evento Ethereum Rio ocorre entre os dias 13 e 15 de maio no Porto Maravalley, Rio de Janeiro
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
Imagem da matéria: Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Há 2 anos, LUNA caia para zero; relembre um dos dias mais caóticos do mercado cripto

Em maio de 2022, o ecossistema da Terra (LUNA) entrou em uma “espiral da morte” que levou uma das criptomoedas consideradas mais promissoras daquele ano a cair para zero em 24 horas