Com halving se aproximando, dificuldade de mineração do bitcoin volta a aumentar

A dificuldade de mineração do Bitcoin está prestes a atingir o nível mais alto de todos os tempos, algo que pode levar os mineradores a terem prejuízo após o halving

(Foto: Shutterstock)


A dificuldade de mineração de Bitcoin está em ascensão. Depois de registrar a maior mudança percentual em mais de seis meses, a rede está preparada para atingir níveis de dificuldade nunca antes vistos – e antes do halving do bitcoin.

De acordo com dados do BTC.com, a dificuldade de mineração do Bitcoin teve um aumento de 8,45%, de 14,72 trilhões (T) para 15,95 T. A última vez que a rede teve um aumento de dificuldade nesse patamar foi em setembro do ano passado, quando subiu 10,38%.

Gráfico da dificuldade de mineração do bitcoin nos últimos 6 meses (BTC.com)

Agora, os dados sugerem que a dificuldade de mineração está chegando ao nível mais alto de todos os tempos, com o BTC.com estimando que em pouco mais de duas semanas, a dificuldade da rede aumentará mais 8,09% – elevando seu valor total para 17,24 T.

A dificuldade de mineração de Bitcoin é uma calibração de rede. Quanto mais poder de hash – e, portanto, mineradores – a rede suportar, maior será o ajuste da dificuldade e vice-versa. Isso atua como um meio de atrasar ou aumentar o tempo de bloco para que ele se mantenha em uma média de 10 minutos. Se leva menos de 10 minutos para extrair um bloco, a dificuldade aumenta; se demorar mais, a dificuldade diminui.

Dificuldade de mineração e o halving do bitcoin

Com o halving acontecendo em aproximadamente 25 dias, uma mudança na dificuldade de mineração pode atrapalhar a recompensa dos mineradores.

À medida que a recompensa em bloco do Bitcoin cai pela metade, alguns mineradores menores podem ser forçados a capitular devido a uma pausa na lucratividade à medida que as maquinas de mineração se tornam obsoletas.

É provável que com a dificuldade de mineração atingindo o nível mais alto de todos os tempos, os mineradores menos competitivos tenham ainda mais problemas.

No entanto, com menos mineradores competindo por cada recompensa de bloco, a dificuldade será recalibrada – permitindo que máquinas de mineração menos sofisticadas tenham uma chance de lucratividade mais uma vez.


Compre Bitcoin na Coinext 

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br