Imagem da matéria: Circle lança protocolo que permite tokenizar títulos do Tesouro americano
Foto: Shutterstock

A Circle, emissora da stablecoin USDC, lançou nesta sexta-feira (29) uma nova base de código aberto chamada Perimenter Protocol, que servirá como base para projetos que querem construir mercados de crédito tokezinados.

Quem já abraçou o novo protocolo da Circle foi o  OpenTrade, um projeto DeFi focado em players institucionais. Eles estão lançando um produto de títulos do Tesouro americano tokenizados para investidores credenciados. 

Publicidade

Esse produto utilizará o Protocolo Perimeter, uma plataforma de código aberto desenvolvida pela Circle para expandir o USDC para o mundo dos ativos do mundo real (RWA).

“O USDC pode adicionar uma série de eficiências ao setor financeiro tradicional”, disse Jeff Handler, cofundador e diretor comercial da OpenTrade.

Handler explicou que, enquanto trabalhava na Circle e observava como o USDC funcionava nos bastidores, a equipe fundadora teve um insight e começou a construir o OpenTrade. “O USDC pode ter muito valor agregado para a finança estruturada”, disse ele ao Decrypt.

O objetivo do OpenTrade, segundo Handler, é adicionar uma camada adicional de utilidade para o crescente interesse no espaço de ativos digitais. Segundo ele, o interesse tem aumentado “à medida que mais pessoas tentam aproveitar produtos de rendimento que não são problemáticos.”

Publicidade

Como funciona 

O lançamento de hoje apresenta um produto de tokenização com paridade de 1:1. Essencialmente, para cada título do tesouro tokenizado que um investidor compra, a empresa comprará um título do tesouro real e fornecerá um identificador on-chain para o ativo subjacente.

“Isso ajudará na transparência que este setor precisa”, disse Handler.

O produto também permitirá o empréstimo garantido de USDC contra títulos do Tesouro, permitindo que os credores obtenham retornos enquanto continuam a operar completamente on-chain, usando suas carteiras e custódias existentes.

O que é o Perimeter Protocol?

Criado pelo centro de pesquisa de código aberto da Circle, o Perimeter Protocol fornece o que Handler chama de “uma pilha de tecnologia testada e comprovada”. Ele explicou que a missão do protocolo tem sido construir a infraestrutura necessária para alavancar o USDC em todo o mundo.

“Isso é muito intencional”, disse Handler. Em vez de um instrumento de segurança, o OpenTrade se estabeleceu como um produto de empréstimo garantido, que não é regulamentado globalmente, de acordo com o diretor comercial. Isso permitirá que a empresa não se preocupe com as jurisdições em que opera. Mas também significa que não estará disponível nos Estados Unidos por enquanto.

Publicidade

Trabalhando com uma rede de instituições financeiras para alimentar ativos off-chain, Handler disse que está “agradavelmente surpreso com o apetite delas para trabalhar como clientes”. E isso apesar de a indústria de criptomoedas estar na vanguarda da agitação bancária nos Estados Unidos e, mais recentemente, no Reino Unido.

Para Handler, que se envolveu com criptomoedas em 2013 e fez parte da primeira carteira de Bitcoin para iPhone, o OpenTrade oferece uma conta de poupança digital em títulos do Tesouro dos EUA para pessoas fora do país como um produto “quase livre de riscos”.

O novo produto está disponível para investidores credenciados individuais, empresas, fundos, DAOs, instituições regulamentadas e “parceiros de distribuição de terceiros”.

Handler concluiu que sua empresa está na vanguarda de um produto que levará tempo para entrar no sistema legado: “Não estou muito confiante de que veremos em um futuro próximo o equivalente a um produto OpenTrade no setor financeiro tradicional”.

* Traduzido e editado por Saori Honorato com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

Memecoin da rede Solana com tema GameStop sobe 1.900% e desperta febre do GME

A memecoin GME decolou na segunda-feira (13), entregando retornos consideráveis, superando os das ações da GameStop
simbolo do dolar formado em numeros

Faculdade de Direito da USP recebe evento da CVM sobre democratização dos mercados de capitais

Centro de Regulação e Inovação Aplicada (CRIA) da CVM vai a “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil” com transmissão ao vivo no Youtube
tornado cash 1

Desenvolvedor do Tornado Cash é condenado a 5 anos de prisão por lavagem de dinheiro

“O Tornado Cash, em sua natureza e funcionamento, é uma ferramenta destinada a criminosos”, disse um dos juízes ao condenar Alexey Pertsev
Fachada da GameStop em Tyler no Texas

GameStop e AMC desabam com fim da euforia do retorno de Roaring Kitty

As ações memes da GameStop e AMC caíram drasticamente após a abertura dos mercados dos EUA na quinta-feira, recuando pelo menos 15%