A prefeitura de Busan, segunda maior cidade da Coreia do Sul, anunciou nesta quinta-feira (21) a criação de uma exchange que não listará criptomoedas e vai operar somente com negociação de commodities tokenizadas em blockchain. Segundo o anúncio, a licitação será realizada em outubro e, portanto, os investimentos virão da iniciativa privada.
“Depois de passar por um processo de oferta pública a partir de meados de outubro, um operador comercial será selecionado em novembro e a entidade será lançada dentro de um ano”, diz o anúncio.
De acordo com a publicação, a “Busan Digital Asset Exchange”, como será nomeada, vai contar com o fornecimento de toda a infraestrutura necessária do governo de Busan, além de apoio administrativo e financeiro.
O objetivo, segundo o governo, é que o novo empreendimento possa transformar Busan em uma cidade com tecnologia blockchain de ponta até até 2026, descrita como “Cidade Blockchain Busan”. A publicação acrescenta ainda que o lançamento público deve ocorrer no primeiro semestre de 2024 e avançar nos anos seguintes.
Inovação com tecnologia Blockchain
Busan também planeja criar um fundo de 100 bilhões de won (cerca de R$ 370 milhões) para apoiar o desenvolvimento da tecnologia que surgiu como Bitcoin, ou seja, a criação de um Fundo de Inovação Blockchain, de acordo com informações do site local News1 Korea.
Em relação ao tipo de protocolo, o News1 afirma que o governo estuda um blockchain aberto como as redes Ethereum e Cosmos.
O motivo de criar uma rede própria seria pelo desconforto dos usuários que já contam com pequenos serviços em blockchain na cidade, como vouchers digitais, gerados em diferentes locais já existentes.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo