Imagem da matéria: Chineses já estão recebendo salários com Yuan Digital
Foto: Shutterstock

Os funcionários de uma das maiores varejistas da China já estão recebendo seus salários com a Yuan Digital. O e-commerce JD.com oferece aos seus funcionários a opção de serem pagos com a moeda digital do banco central (CBDC).

A forma de pagamento é oferecida desde janeiro pela empresa, mas só foi divulgada segunda-feira (26), conforme noticiou o portal TechCrunch.

Publicidade

Apesar do yuan digital ainda não estar lançado, o Banco Popular da China (PBOC) vem intensificando os testes da moeda nas principais cidades do país. 

No projeto piloto, o governo distribui os tokens para alguns cidadãos sorteados, que podem gastar o saldo em lojistas selecionados, como a JD.com. Em dezembro, ela se tornou a primeira plataforma virtual do país a aceitar a CBDC como forma de pagamento. 

Além disso, a empresa também afirmou que está usando o yuan digital para pagar empresas parceiras.

Assim como a JD.com, outras companhias importantes na China também estão ajudando o banco central a testar a nova moeda. Entre os nomes mais conhecidos está a fabricante de eletrônicos Huawei e a Tencent Holdings, gigante de serviços de internet e jogos. 

Nessa semana também foi descoberto que a fintech Ant Group, do famoso empresário Jack Ma, auxilia de forma direta no desenvolvimento da CBDC desde 2017, conforme noticiou o South China Morning Post.

Publicidade

Yuan digital

A moeda digital da China está sendo desenvolvida desde 2014, mas ainda não há uma data oficial para o seu lançamento. 

O governo chinês quer que a moeda esteja operacional já em fevereiro do ano que vem, quando acontecerá em Pequim os Jogos Olímpicos de Inverno.

A ideia é que o yuan digital substitua gradativamente o dinheiro físico em circulação no país. No entanto, a CBDC está no radar dos Estados Unidos. A administração de Joe Biden teme que a moeda chinesa ameace o domínio global do dólar americano

Poucos dias depois que essas preocupações vieram à tona, o vice-governador do Banco Popular da China, Li Bo, disse em uma conferência que o objetivo do yuan digital não é substituir o dólar. Segundo ele, a internacionalização da moeda acontecerá de forma natural.

VOCÊ PODE GOSTAR
bitcoin,

Destilaria listada na Nasdaq vai investir em Bitcoin e aceitá-lo como forma de pagamento

A Heritage Distilling, listada na Nasdaq, anunciou que planeja manter Bitcoin em sua tesouraria, seguindo o exemplo da MicroStrategy e de outras empresas
Celular com logo da Binance, moedas de Bitcoin e ETeherem em cima de notás de cem dólares

CEO da Binance.US se revolta contra SEC: “Nos chamaram de caldeirão de fraude”

“Perdemos milhares de clientes, bilhões de dólares saíram pela porta, e fomos forçados a demitir 70% da nossa equipe”, diz CEO da Binance.US
Microstrategy, Michael Saylor, bitcoin, hold, hodle

MicroStrategy adquire US$ 101 milhões em Bitcoin na 1ª compra de 2025

A compra acontece dias após a empresa revelar que vai levantar mais US$ 2 bilhões para comprar Bitcoin
Imagem da matéria: Vereador de Belo Horizonte propõe uso de Bitcoin para pagamento de impostos

Vereador de Belo Horizonte propõe uso de Bitcoin para pagamento de impostos

“O Bitcoin é a principal moeda digital do mundo e precisa ser fomentada não só na nossa cidade como em todo o Brasil”, diz vereador