Imagem da matéria: Chefe de criptoativos e cibernética da SEC deixa o regulador
Foto: Shutterstock

Um membro importante do órgão de fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para ativos digitais anunciou sua saída da agência na sexta-feira, após trabalhar por nove anos no órgão.

“A última sexta-feira foi meu último dia na SEC”, escreveu David Hirsch, que anteriormente liderou a Unidade de Criptoativos e Cibernéticos da SEC na Divisão de Execução, no LinkedIn.

Publicidade

Hirsch assumiu a liderança da unidade em outubro de 2022, enquanto o mercado de criptomoedas cambaleava diante de casos de crises em grandes empresas do setor, culminando no colapso da FTX. Antes disso, ele começou na agência em 2015, enquanto trabalhava como advogado de execução em Fort Worth, Texas.

Em sua postagem no LinkedIn, Hirsch disse que estava “muito animado com os próximos desafios”, mas não sinalizou onde isso poderia acontecer. Ele disse que compartilharia mais detalhes no devido tempo, após um intervalo e um tempo pessoal com sua família.

“Estou particularmente orgulhoso do trabalho histórico realizado pela equipe de Ativos Digitais e Unidade Cibernética [que] tive o privilégio de liderar”, escreveu ele. “Como costumo dizer, a aplicação de valores mobiliários é um esporte de equipe, e isso certamente foi verdade durante toda a minha gestão.”

Durante seu tempo na agência, a SEC embarcou em uma campanha agressiva de ações sobre criptomoedas na esteira da FTX – visando empresas por trás de outros colapsos de bilhões de dólares, como o Terraform Labs, bem como várias bolsas que supostamente violavam as leis de valores mobiliários.

Publicidade

Há um ano, Hirsch destacou o processo civil da SEC contra a Coinbase como uma “excelente investigação realizada por uma equipe realmente excelente”. O ex-líder da SEC também expressou elogios semelhantes às ações de fiscalização contra as exchanges de criptomoedas Binance e Kraken.

Os processos da SEC contra a Coinbase e a Binance – iniciados separadamente com poucos dias de diferença – ainda estão em andamento. Pagando uma multa de US$ 30 milhões, a Kraken fez um acordo com o regulador no ano passado, ao mesmo tempo em que concordou em reduzir certos serviços.

Vários meses antes de Hirsch assumir a liderança da unidade de criptoativos e cibernética da divisão de fiscalização, a equipe que pretendia proteger os investidores contra ameaças relacionadas à cripto adicionou dezenas de posições.

“Ao quase dobrar o tamanho desta unidade-chave, a SEC estará mais bem equipada para policiar irregularidades nos mercados de criptoativos”, observou o presidente da SEC, Gary Gensler, na época.

Publicidade

A saída de Hirsch ocorre em meio à crescente atenção às criptomoedas na campanha eleitoral, ganhando força como uma questão que poderia influenciar os eleitores em novembro. A pressão política foi amplamente apontada pelos analistas como a razão pela qual os ETFs de Ethereum à vista foram aprovados abruptamente em maio.

A repressão à cripto durante o mandato de Hirsch foi referenciada às vezes pelo ex-presidente Donald Trump. Quando o suposto candidato presidencial republicano saiu em busca da criptografia meses atrás, ele criticou o comportamento agressivo da SEC.

“O cripto está saindo dos EUA por causa da hostilidade em relação às criptomoedas”, disse Trump. “Vamos parar com isso porque eu não quero isso – se quisermos aceitar isso, temos que deixá-los ficar aqui.”

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ex-executivos da FTX receberão sentença até novembro

Ex-executivos da FTX receberão sentença até novembro

O diretor de engenharia, Nishad Singh, receberá a pena no dia 30 de outubro, e o CTO, Gary Wang, no dia 20 de novembro
Ilustração de moeda NOT dourada com logotipo do jogo Notcoin do Telegram

Notcoin cai 14% após novo projeto desagradar comunidade

Jogo viral do Telegram, Notcoin sofre um grande golpe à medida que o “recomeço” anunciado pelos criadores não surtiu efeito na comunidade
Imagem da matéria: 228 sites de projetos DeFi estão sob risco de ataque DNS; entenda

228 sites de projetos DeFi estão sob risco de ataque DNS; entenda

Embora a extensão total do sequestro ainda não seja conhecida, centenas de sites de protocolo DeFi ainda estão em risco, disse a Blockaid
Bandeira do Japão com moedas de bitcoin

Empresa japonesa intensifica compra de Bitcoin em meio ao baixo crescimento econômico

A Metaplanet Inc. comprou mais 42 BTC, avaliados em US$ 2,4 milhões, enquanto a economia do Japão enfrenta ventos contrários