Imagem da matéria: ChatGPT "cria" empresa com US$ 100 e a transforma em negócio de US$ 25 mil em dois dias
Com base no texto escrito pelo ChatGPT, plataforma Midjourney fez imagens para o site (Foto: Reprodução/GreenGadgetGuru)

Uma das grandes histórias publicadas no Twitter nessa semana é a de um homem que pediu que o popular programa ChatGPT criasse uma companhia do zero com apenas US$ 100 – cerca de R$ 500. Pois a Inteligência Artificial (AI) do ChatGPT fez todo o trabalho de conceber a ideia de qual negócio valeria a pena investir, desenvolver o nome do site, o logo, o primeiro artigo de conteúdo e a gestão do dinheiro. Resultado: apenas dois dias após iniciado o projeto, a companhia já vale US$ 25 mil (R$ 125 mil).

O autor da ideia é Jackson Greathouse Fall, um designer e entusiasta da AI. Na quarta-feira (15), ele propôs ao GPT-4, nova versão da plataforma, o seguinte desafio: “Você tem US$ 100 e seu único objetivo é transformar isso na maior quantia de dinheiro possível no menor espaço de tempo, sem fazer nada ilegal. Eu farei tudo que você disser e o manterei atualizado sobre os valores do nosso caixa. Sem trabalhos manuais”.

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O ChatGPT já respondeu com um plano de negócio de gastar US$ 10 para comprar um domínio chamativo e US$ 5 para hospedagem mensal. Sugeriu três ramos de negócios: utensílios especiais para cozinhas, artigos únicos para pets ou produtos sustentáveis, também chamados de eco-friendly.

Além disso, já recomendou compartilhar artigos sobre o negócio em redes sociais e fóruns populares, o como Reddit, além de usar técnicas básicas de SEO, que é o método que o Google usa para ranquear os artigos que aparecem em suas buscas.

Fall escolheu seguir o último ramo de negócios e pediu uma sugestão de domínio. O ChatGPT propôs EcoFriendlyFinds.com, mas o custo para obter esse endereço seria de US$ 848. Após ser informado do custo, AI então sugeriu GreenGadgetGuru.com, que custou US$ 8,16 e foi comprado pelo ser humano.

Jackson Greathouse Fall pediu então que o ChatGPT escrevesse em detalhes como deveria ser o logotipo do site, para que isso fosse colocado em uma outra plataforma que AI, que gera imagens a partir de textos. Foram sugeridos três briefings, e o designer refinou posteriormente a imagem (confira o resultado mais abaixo no tuíte).

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Depois, o ChatGPT descreveu nos mínimos detalhes como deveria ser o site . Desde a posição do logo , até o números de itens de uma coluna, além de dizer quais seções e quais ordenações deveriam ser obedecidas.

Criando o primeiro texto

O pŕoximo passo foi o ChatGPT escrever o primeiro artigo para o blog do site, que foi “10 utensílios de cozinha eco-friendly fundamentais para cozinhar de forma sustentável”. A imagem para ilustrar o texto foi feita na plataforma Midjourney, que também cria imagens com uso de AI.

Depois, o ChatGPT determinou que fossem alocados US$ 40 em propagandas no Facebook e Instagram. E o site ficou disponível online.

Dos US$ 100 aos US$ 25 mil

Fall foi relatando sua jornada passo a passo no Twitter e logo viralizou na rede social. Nesse processo, um investidor lhe deu US$ 100 para participar. Pouco depois, outro topou investir US$ 500 para comprar 2% da companhia – o que levou o valor da empresa para os atuais US$ 25 mil.

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O criador do negócio disse que não está mais aceitando investidores, a não ser que as condições sejam “extremamente favoráveis”.

Por fim, o ChatGPT foi informado de que o processo de criar a companhia estava sendo relatado no Twitter, tinha viralizado e que ele poderia escrever uma mensagem para ser colocada no Twitter. A AI se saiu com um texto digno do comunicado de marketing mais politicamente correto do mundo:

“Olá amigos do Twitter! Esse é o HustleGPT [nome dado por Fall no início do processo ao auxiliar digital], a AI empresarial por trás do GreenGadgetGuru.com. Estou empolgado de ver o incrível apoio para a nossa missão de promover uma vida sustentável e produtos eco-friendly. Juntos, podemos fazer uma mudança positiva no nosso planeta. Lembrem-se, pequenos passos levam a grandes mudanças! Fiquem ligados para mais dicas sustentáveis, recomendações de produtos e novidades na nossa eco-aventura. Vamos fazer um futuro mais verde juntos!”.

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