Gigante varejista brasileira lança banco digital com foco em inclusão financeira
(Imagem: Divulgação/Via Varejo)

A gigante brasileira Via Varejo lançou na quarta-feira (05) um banco digital chamado banQi. Segundo o Estadão, o novo serviço tem como foco a inclusão de pessoas das classes C, D e E que têm pouco acesso a bancos e crédito. A Via Varejo é detentora de grandes varejistas como Casas Bahia, Extra e Ponto Frio.

De acordo com a companhia, o banQi foi criado em parceria com a startup de tecnologia financeira Airfox, especializada em pagamentos móveis digitais. A Via Varejo diz que “o foco é facilitar a vida dos consumidores por meio de um aplicativo simples e intuitivo”.

Publicidade

Apesar de se apresentar como um banco, o banQi é uma marca da Airfox e a fintech ainda não se enquadra como uma instituição financeira, diz o Estadão.

Felipe Negrão, diretor financeiro da Via Varejo, disse que o objetivo é a inclusão financeira, mas que o serviço é para todos.

“A principal missão é fazer a inclusão social, econômica e digital da população de baixa renda”.

Em relação à onda de lançamentos de serviços digitais por vários varejistas do Brasil, como Pernambucanas e Magazine Luiza, Negrão fez questão de pontuar o diferencial do banQi: “o serviço não está vinculado à Casas Bahia”.

Contudo, o famoso ‘carnê das Casas Bahia’, que começou a ganhar formato digital em dezembro do ano passado, agora também poderá ser pago por meio do aplicativo.

Publicidade

Não é só Casas Bahia

Alguns dos serviços já oferecidos no banQi são depósitos, transferências, pagamento de boletos e recargas para celular e Bilhete Único.

Por enquanto, o aplicativo do banQi só está disponível para o sistema operacional Android, mas conforme a reportagem, o serviço logo estará disponível para iOS.

Empresa quer desbancar Nubank

Outros serviços, como empréstimos pessoais, saques, cartões e cashback também serão implantados ao longo do tempo, diz o site.

Outro objetivo da Via Varejo é tornar o banQi competitivo até alcançar a liderança no mercado, hoje ocupada pelo Nubank.

Para chegar à meta, a Via Varejo vai usar as lojas da Casas Bahia no Brasil que estão distribuídas em 20 estados. Segundo a reportagem, todas as unidades estarão integradas à operação do banQi até o final de julho.

Publicidade

Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: BC suspende Pix de 3 empresas suspeitas de receber fundos do maior hack a bancos do país

BC suspende Pix de 3 empresas suspeitas de receber fundos do maior hack a bancos do país

As entidades bloqueadas do Pix foram a Transfeera, a Soffy e a Nuoro Pay
moeda de Bitcoin em cima de globo terrestre e mundo

As 6 empresas com as maiores reservas de Bitcoin da América Latina

Veja quais empresas listadas em bolsa ou com atuação relevante na América Latina já adotaram o Bitcoin como parte de suas reservas financeiras
coração preso a uma ratoeira

Golpe do Amor: Mulher perde imóvel para homem que se dizia “mestre do Bitcoin”

O relacionamento que pode ter culminado no famoso “golpe do amor” começou após trocas de mensagens no TikTok
policia civil de goias criptomoedas rj

Megaoperação prende casal envolvido na compra de dados bancários com criptomoedas

Ação contra grupo criminoso especializado em fraudes digitais já bloqueou R$ 112 milhões em bens