A multinacional de pagamentos PayPal anunciou nesta quinta-feira (10) uma parceria com os principais bancos brasileiros para compras online com pagamento instantâneo via débito.
Os clientes da empresa agora poderão usar o cartão de débito do Nubank, Caixa Econômica, Itaú, C6, Bradesco e Inter para realizar pagamentos de produtos e serviços.
Será preciso, contudo, que o consumidor cadastre os cartões de débito de sua preferência na plataforma. Segundo a empresa, os clientes terão acesso a mais de 350 mil lojistas.
Até então era possível fazer somente compras com os cartões de crédito.
O PayPal visa ter uma participação no imenso mercado de débito no Brasil — de 132 milhões de cartões que representam 54% das transações diárias do país, conforme dados do Banco Central. Este uso é escasso no meio online, pois a aceitação é pequena entre os lojista e instituições bancárias.
A estimativa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) é que os gastos no segmento de débito chegaram a R$ 664 bilhões em 2019.
Expansão da base
Em janeiro, a multinacional americana firmou um acordo com o Mercado Livre que atingiu quase 350 milhões de usuários no mundo todo.
Pelo acordo, todo vendedor que aceitava PayPal no mundo possibilitou a opção de pagar com Mercado Pago [carteira digital do Mercado Livre] aos 48 milhões de usuários brasileiros e mexicanos.
Por outro lado, o PayPal também passou a ser aceito no Mercado Livre, que tem forte presença na América Latina. Os sites que aceitam Mercado Pago no Brasil e no México também deram a opção de pagamento com PayPal para os 300 milhões de clientes da gigante americana de pagamentos. O acordo, contudo, não previa a inclusão de lojas físicas