Na terceira semana de maio as buscas por Bitcoin no google ultrapassaram seu último pico, registrado em 2013, quando a moeda teve um outro boom mundial e atingiu $ 1150 dólares na época. Atualmente mantêm uma posição 30% maior sobre 2013. O aumento de preços sem precedentes da Bitcoin induziu, sem dúvida, o interesse recente por ele, tendo mais que dobrado desde o início de 2017.
Bola de Cristal do Google
O pico anterior do Bitcoin no Google Trends coincide quase perfeitamente com sua bolha anterior, que chegou a cerca de $ 1.150 dólares em novembro de 2013. Houve uma queda rápida no preço logo em seguida e o Bitcoin caiu até $ 200 dólares quando suas buscas no Google voltaram ao normal em torno de maio 11, 2014.
O primeiro pico de busca da criptomoeda antes disso também coincidiu com uma pequena bolha de preços em torno de abril de 2013. Embora seja importante notar que a correlação não é igual à causalidade, alguns investidores estão agora apontando que o Google Trends está se tornando um indicador confiável de bolhas e reversões de preços.
Leia Também: Moedas Digitais, Como o Bitcoin, se Tornarão Reserva de Valor
“Bitcoin Valerá 1 Milhão de dólares em 10 Anos”: Diz CEO da Xapo
As Buscas no Brasil
Apesar de muita gente ter conhecido o bitcoin no brasil em 2013 também, a quantidade de gente iniciando em 2017 é muito maior e é facilmente comprovada pelo Google Trends quando filtramos apenas pelo brasil. Talvez esse seja um dos motivos do preço do Bitcoin no Brasil nas últimas semanas ter estado bem acima dá cotação em dólar, se fizer uma conversão direta.
Apesar de um leve aumento das buscas no final de 2013, a quantidade atual é quase cinco vezes maior.
O aumento das buscas no google nos mostra que mais pessoas estão tomando conhecimento do bitcoin, não só no brasil mas no mundo inteiro. Além disso cada dia mais startups iniciam atividades ligadas a criptomoedas e blockchain, o que nos mostra que a tecnologia veio para ficar e isso é apenas o começo.