Imagem da matéria: Brasil quer usar blockchain para facilitar pagamentos no Brics
Presidente Lula em conferência do Brics (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República)

O Brasil está ocupando a presidência do Brics e quer aproveitar o momento para avançar no debate sobre a criação de um sistema de pagamentos internacional que seja mais simples e barato do que o utilizado atualmente. A proposta envolve o uso da blockchain, tecnologia que sustenta todo o ecossistema de criptomoedas.

As informações são do jornal O Globo, que apurou junto a fontes próximas do governo brasileiro que a ideia é avançar nessa pauta, mas de forma cautelosa. O medo é que os Estados Unidos se sintam ameaçados e promovam retaliações. 

Publicidade

Não foram divulgadas informações de como esse novo sistema seria formado e especificamente qual seria o uso da tecnologia blockchain. A reportagem cita apenas que a ideia é melhorar a eficiência na questão de contratos de importação e exportação e reduzir custos dos pagamentos entre os países do bloco: Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Indonésia.

Esse novo sistema não prevê a criação de uma moeda comum dentro do Brics, um projeto que chegou a ser defendido por Dilma Rousseff, que preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), chamado de Banco do Brics. Também está descartado criar uma alternativa ao dólar, ideia aventada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Em janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na rede social Truth que iria criar tarifas de 100% dos produtos dos países que participassem de algum projeto para criar uma alternativa ao dólar. 

“Vamos exigir um compromisso desses países aparentemente hostis de que eles não criarão uma nova moeda nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, caso contrário eles enfrentarão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia dos EUA”, escreveu Trump. 

Publicidade

A ideia do Brasil é avançar no debate sobre o sistema na reunião de julho do Brics que será sediada no Rio de Janeiro. O objetivo é chegar em uma ideia que seja palatável ao governo de Donald Trump. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem de Michael Saylor, da Strategy, gerada por IA

Strategy aumenta em US$ 2 bilhões captação para comprar mais Bitcoin

A gigante do Bitcoin já possui mais de 607 mil unidades da criptomoeda mais valiosa do mundo
Washington D.C.

Força-tarefa de Trump finaliza relatório que deve concretizar reserva nacional de Bitcoin

O relatório pode recomendar maneiras para o governo construir um estoque de Bitcoin sem usar fundos dos contribuintes
Imagem da matéria: Bitmain, maior fabricante de mineradoras de Bitcoin, anuncia fábrica nos EUA

Bitmain, maior fabricante de mineradoras de Bitcoin, anuncia fábrica nos EUA

Além da fábrica, a Bitmain também revelou que tem planos de abrir um escritório no Texas ou na Flórida no final do terceiro trimestre deste ano
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

“Milagres financeiros”: Pastor é suspeito de lavar dinheiro para pirâmide com criptomoedas

Pastor Davi Nicoletti, presidente da Igreja Recomeçar, é acusado de liderar um esquema de lavagem de dinheiro que recebeu mais de R$ 4 milhões em um ano