Blockchain Pode Revolucionar a Logística Internacional

Imagem da matéria: Blockchain Pode Revolucionar a Logística Internacional

Blockchain parece ser a melhor solução em várias esferas para melhorar processos financeiros ou armazenamento e distribuição de informações. As empresas de logística têm examinado a tecnologia para adaptá-la ao arranjo de transporte.

Processos de logística complicados incluem enormes quantidades de papelada, seguros e questões legais, despacho aduaneiro, rastreamento de carga e abundância de intermediários. No que diz respeito às cadeias de suprimentos podem consistir em milhares de quilômetros a percorrer e dezenas de fronteiras para cruzar, pode ser difícil rastrear a origem de um produto. Você pode adicionar problemas com contrabandistas e traficantes de drogas aqui para imaginar a quantidade de esforços que as empresas de logística levam para que o processo funcione sem problemas.

Publicidade

Leia Também: Assim Como a Internet, A Blockchain Está se Espalhando

Como a blockchain pode ajudar

Sendo um livro de dados imutável, a blockchain pode fornecer cadeias de suprimentos visíveis e controláveis. A tecnologia pode automatizar a maior parte do trabalho de papelada e garantir o controle constante de todos os movimentos da carga.

Várias empresas em todo o mundo já iniciaram estudos profundos de blockchain estão testando para processos logísticos. Wells Fargo e o Commonwealth Bank of Australia usaram a tecnologia para enviar algodão dos EUA para a China usando contratos inteligentes (smart contracts). Várias empresas na Holanda alavancaram a blockchain para organizar seus suprimentos. O gigante da logística Maersk introduziu a blockchain para o rastreamento de carga junto com a IBM.

Leia Também: Como as Bolsas de Valores Estão Usando a Blockchain

Sistemas de logística baseado na blockchain

Embora as empresas acima mencionadas abordem partes específicas do problema, existem sistemas de blockchain focados em toda a indústria. Blockfreight e A2B Direct estão entre os mais consideráveis.

Blockfreight, uma startup australiana, pretende usar contratos inteligentes baseados na Ethereum e seu próprio token negociável BFT: XCP para revolucionar o transporte de contêineres. A empresa anunciou seu ICO com limite de US $ 1,9 milhão para financiar o desenvolvimento da plataforma.

Publicidade

A A2B Direct já desenvolveu uma plataforma semelhante à Uber que facilita a interação entre os transitários e os proprietários de carga fazendo toda a documentação envolvida. Com a ICO a partir de hoje, o A2B Direct visa financiar a transferência da plataforma para a blockchain. Espera-se que esta solução reduza as despesas de transporte internacional, facilite o negócio para ambos, as operadoras e clientes, que poderão trabalhar com dinheiro fiat e criptomoedas ao mesmo tempo.

Tudo isso demonstra grandes chances de que o blockchain se torne uma parte, ou mesmo uma base, da logística internacional. Isso irá melhorar consideravelmente o processo para as partes diretamente envolvidas no transporte de mercadorias, bem como para clientes finais que poderão controlar constantemente toda a cadeia de suprimentos.