BlackRock ressalta “força total” dos ETFs e Goldman Sachs aponta futuro promissor para setor de criptomoedas

Durante a conferência, em Dubai, os executivos das gigantes das finanças destacaram o papel dos ETFs e a importância da regulamentação para impulsionar a indústria cripto
Evento criptomoedas Token2049 Dubai

(Divulgação/Token2049)

Os executivos de criptomoedas das gigantes das finanças BlackRock e Goldman Sachs falaram sobre Bitcoin e criptomoedas durante a conferência Token2049 que está em andamento nesta quarta-feira (30) em Dubai, nos Emirados Árabes. Enquanto um ressaltou “força total” dos ETFs, o outro apontou para um futuro promissor do setor cripto. As informações são do site The Block.

“Os fluxos voltaram em grande estilo”, disse Robert Mitchnick, chefe de ativos digitais da BlackRock, durante o painel “Fluxos Institucionais: Insights sobre a Demanda de Criptomoedas e Mudanças no Mercado”.  De acordo com o executivo, embora o dinheiro tenha começado a fluir de volta para os ETFs de Bitcoin, o tipo de dinheiro está mudando do varejo para o institucional.

Publicidade

Mitchnick afirmou que os ETFs inicialmente atraíram investidores de varejo, incluindo pessoas de alto patrimônio, mas que, ao longo do tempo, a participação institucional tem crescido. Ele destacou que essa transição é lenta e não representa uma mudança abrupta.  

Sobre a ideia de que o Bitcoin passou de mãos fracas para mãos fortes — como as iniciativas de Michael Saylor na Strategy — , Mitchnick considerou válida, mas incompleta. Ele criticou a visão de que o Bitcoin é um ‘beta alavancado’ das ações de tecnologia dos EUA, dizendo que isso não faz sentido fundamental, embora possa se tornar autorrealizável se repetido o suficiente.  

Para ele, o Bitcoin só faz sentido em portfólios se for visto como proteção contra riscos monetários globais. Quanto às altcoins, ele disse que oferecem uma proposta de investimento diferente e que o interesse atual continua centrado no Bitcoin.  

Sobre a possível flexibilização de regras para ETFs sob a nova liderança da SEC, Mitchnick foi cético, dizendo que haverá uma estrutura regulatória rigorosa e que não se deve esperar que “tudo será permitido”. 

Publicidade

Regulamentação como chave para avanço das criptomoedas

Em uma conversa informal no Token2049, Mathew McDermott, chefe de ativos digitais do Goldman Sachs, afirmou que a clareza regulatória será o principal fator para levar as criptomoedas “ao próximo nível”.

Segundo ele, anotou o The Block, regulamentações bem definidas permitirão que grandes instituições invistam capital de forma mais ampla no setor, o que ajudará a escalar o mercado. Em resumo, para o executivo, a adoção institucional da indústria cripto, como a expansão da tokenização por exemplo, dependem diretamente de um ambiente regulatório mais seguro e nivelado.

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!