Imagem da matéria: Bitcoin é Mais Commodity do que Moeda, Diz Banco Central Mexicano

A maior autoridade do Banco de México (Banco Central Mexicano) afirmou que o banco central provavelmente não classificará o bitcoin como moeda.

De acordo com a fonte de notícias local El Economista, o Diretor do banco, Agustín Carstens, disse que, uma vez que o bitcoin não é apoiado por um governo ou banco central, a criptomoeda não atende às definições existentes de uma moeda.

Publicidade

Em vez disso, o bitcoin deve ser considerado mais como uma mercadoria, ele prosseguiu, uma vez que “não há nada para garantir sua contabilidade em um sistema financeiro”.

Devido ao seu potencial de anonimato e uso em crimes cibernéticos, Carstens também pediu que o bitcoin seja tratado como uma “questão da segurança cibernética”, argumentando que, embora a inovação financeira seja encorajada, isso deve ser feito levando em consideração à segurança dos usuários .

Leia Também: Senadores Australianos Pressionam Banco Central para Tornar Bitcoin a Moeda Oficial

Fazendo seus comentários durante uma palestra na universidade mexicana ITAM, o diretor enfatizou o papel das autoridades nas fintech, dizendo que “o desenvolvimento tecnológico no sistema financeiro não pode ser o resultado apenas da inovação”, mas deve ocorrer em conjunto com a regulamentação das autoridades financeiras.

As autoridades do país devem em breve propor uma legislação para regular as tecnologias financeiras, como as criptomoedas, acrescentou.

A regulamentação financeira no México é responsabilidade do Ministério das Finanças, enquanto o banco central é responsável pela política monetária e assegura o funcionamento do sistema financeiro.