Imagem da matéria: Bitcoin é Igual Milhas Aéreas, Diz Executivo do JP Morgan

Um executivo sênior de JP Morgan e notável crítico do bitcoin explicou sua opinião sobre a crescente popularidade da criptomoeda mais proeminente do mundo.

Na edição de hoje da Bloomberg Surveillance, um show televisionado hospedado pelo Tom Keene, da Bloomberg News, o bitcoin ocupou o primeiro lugar no segmento de “melhor gráfico” da série. O programa de Keene destacou o gráfico de toda a história do bitcoin (como mostrado abaixo).

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Gráfico do Bitcoin mostrado pela Bloomberg TV

Na época sinalizada no gráfico, em 2014 o JP Morgan tinha acabado de publicar uma crítica severa ao bitcoin com um relatório de 8 páginas escrito por John Normand, o então estrategista global de Forex da empresa. Intitulado de “Audácia do Bitcoin”, Normand argumentou que o bitcoin era “muito inferior” à moeda fiduciária e que não faz “melhor ou pior” do que as moedas fiat como meio de troca.

Mais de três anos depois, Normand perguntou o que mudou com o bitcoin desde o seu relatório. No momento do relatório, o bitcoin estava sendo negociado em US $ 668. Hoje, o preço da bitcoin está sendo comercializado em US $ 4.280, depois de atingir um máximo histórico de US $ 5.000 em setembro.

Normand, que agora é chefe de Forex e commodities no JP Morgan, disse:

Provavelmente, a única coisa que mudou é a popularidade. Minha visão sobre isso em 2014, quando escrevi sobre isso, é que era essencialmente uma novidade no varejo.

Ao pesar, Keene da Bloomberg sublinhou o uso de Normand da “novidade de varejo” como uma “maneira confortável de dizer Ponzi”. “Eu não acho que seja um esquema de ponzi”, acrescentou Keene, afirmando que a própria existência do bitcoin é transmitida por “boas intenções”.

Para isso, o executivo do JP Morgan Chase respondeu:

Há pessoas que estão usando [bitcoin] para boas intenções, há pessoas que estão usando isso para intenções malévolas. Outra analogia – além do ponzi – é talvez uma milha aérea porque existem muitas coisas que podem ser usadas para adquirir bens e serviços. Da mesma forma que as milhas aéreas podem, essa criptomoeda também pode. Apenas tem a dimensão adicional de ser mais aceito globalmente por uma comunidade de varejo em uma gama mais ampla de países e é por isso que é tão popular.

Elaborando sua opinião, Normand disse: “Não é algo que os clientes institucionais ou empresas devem se envolver com. Há muitas razões para isso, eu nunca pensei que alcançaria uma escala porque é uma moeda que nenhum governo apoia – e essa é realmente a qualidade essencial para se tornar um meio amplamente utilizado de transações. Havia sempre clientes de varejo, libertários, até criminosos que queriam se envolver “.

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A admissão pelo executivo do JP Morgan da recente alta do bitcoin em popularidade vem logo após os comentários muito divulgados do CEO do JP Morgan, Jamie Dimon, sobre o chamado bitcoin “uma fraude” antes de duplicar e reivindicar que a criptomoeda “não vale a pena”.

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