Imagem da matéria: "Bitcoin é Controlado pela China", diz CEO da Ripple
Marco Verch

O CEO e fundador da Ripple Brad Garlinghouse questionou a descentralidade do Bitcoin na terça-feira (12), durante uma conferência em Boston, nos Estados Unidos. O criador de uma das principais criptomoedas, a XRP, afirmou para o The Street que a maior parte do poder de mineração está concentrado na China.

O Bitcoin é, na realidade, controlado pela China. Há quatro mineradores na China que controlam mais de 50% da criptomoeda. Como saberemos se a China não vai se intrometer? Quantos países querem usar uma moeda controlada pela China? Simplesmente não vai acontecer.

O ceticismo do empresário não é novidade: no início de junho, Garlinghouse afirmou que o Bitcoin “não será uma moeda global”, indo contra a expectativa de muitos analistas de que apenas uma criptomoeda, provavelmente o BTC, se tornará hegemônica no futuro. “Estamos vendo um crescimento em geral nesse campo e haverá muitos ganhadores”, afirmou na época.

Publicidade

O CEO da Ripple acredita que há grande diferença entre os propósitos pelos quais o blockchain foi criado e seu potencial disruptivo na prática. No Congresso, Garlinghouse disse acreditar que “o blockchain não vai superar os bancos”, embora “ele tenha papel importante na forma como o sistema funciona”.

Brian Garlinghouse é conhecido por suas ponderações quanto ao potencial de criptomoedas baseadas em Bitcoin. A XRP, criação de sua empresa, opera em conjunto com bancos para transações internacionais entre instituições financeiras, usando a criptomoeda como intermediária entre moedas de diferentes nacionalidades.

A Ripple, com sede em São Francisco, é a terceira maior empresa de criptomoedas no mundo, com valor de capitalização de US$ 21,2 bilhões. As transações em Ripple não usam rede de blockchain, mas um sistema de distribuição de registros (DLT, em inglês). A companhia atua em conjunto com empresas de envio de remessas como a Western Union.

Leia também: Terceiro Maior Banco dos EUA Proíbe Compra de Criptomoedas com Cartão de Crédito

 

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é a melhor solução para compra e venda de criptomoedas.
Negocie Bitcoin, Ethereum e Litecoin com total segurança e liquidez.
Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android:
https://www.bitcointrade.com.br/ 

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração mostra mapa do Brasil com pontos ligados em blockchain

Banco Central, UFRJ, Polkadot e Ripple se unem para aprofundar pesquisas sobre interoperabilidade entre blockchains e DREX

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) antecipa…
chaveiro com moeda de bitcoin em cima de teclado de laptop

O que são chaves privadas na blockchain e quais seus benefícios? | Opinião

Autor explica os cinco pilares fundamentais para a custódia segura de chaves privadas
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

Como criar uma memecoin em Solana com a Pump.fun

Protocolo viralizou ao permitir a qualquer pessoa criar uma criptomoeda por cerca de R$ 15
Números e letrs douradas sob um placa formam símolo do Real brasileiro

5 vantagens da tokenização de ativos do mundo real (RWA) | Opinião

Para o autor, a custódia de RWA tokenzados é um elemento crucial para a democratização do acesso aos investimentos