Imagem da matéria: Binance pede a cliente “Declaração de Risco" para liberar saque de criptomoedas
Foto: Shutterstock

O sistema de saque da corretora Binance solicitou a um usuário que respondesse a um questionário antes de prosseguir com a operação. Ao solicitar a retirada, ele foi direcionado a um “Alerta de Risco” com os botões ‘cancelar’ e ‘continuar’, conforme mostram as imagens compartilhadas com o Portal do Bitcoin.

Não se sabe se é algo pontual e se também o saque depende da continuidade do processo — a corretora não explicou quando foi questionada. Contudo, as perguntas sugerem isentar a empresa de quaisquer problemas com transações.

Publicidade

“Para manter seus ativos seguros, você precisará preencher um questionário de verificação antes de fazer saques”, diz a mensagem. Depois disso vem um questionário intitulado “Declaração de Risco”. Nele, o usuário, que pediu para não ser identificado, precisou responder se garante que não há fraude no pedido.

Ao confirmar que o saque é “livre de riscos”, ele precisa assumir a decisão. Em seguida, o texto diz: “Esse saque pode resultar na perda de fundos. Os fundos não podem ser recuperados depois que o saque for concluído. Você deseja continuar?”.

Começa então o “Questionário de Verificação”, com perguntas baseadas em alertas, como, por exemplo, não confiar em pedidos de acesso a contas e de transferências vindas do suporte da corretora.

Dois usuários que falaram com a reportagem deram suas versões sobre o que pode estar ocorrendo.

“Algumas perguntas para gerar reflexão no cliente antes de concluir o saque — e também para poderem falar: ‘fiz algo e me preocupo”, disse um especialista do mercado de criptomoedas que não quis ser identificado.

Publicidade

Motivos do questionário da Binance

Um cliente antigo da corretora disse que fez um saque recente e que não passou por isso. Ele acredita que o questionário deve aparecer apenas para quem ainda não fez o KYC (sigla em inglês para ‘Conheça seu Cliente’, um sistema de verificação de identidade comum em bancos e corretoras).

Outra possibilidade é que seja apenas para clientes novos que não possuem um largo histórico de saques. O questionário isentaria a Binance legalmente de golpes relacionados à prática de phishing.

Procurada para comentar sobre o assunto, a Binance enviou por meio de sua assessoria a seguinte nota:

“A Binance informou que a segurança dos usuários é prioridade para a empresa e que possui diversos processos e ferramentas para manter a plataforma segura e coibir a ação de pessoas mal intencionadas. Em caso de qualquer dúvida, o usuário deve entrar em contato diretamente com a Central de Suporte na página https://www.binance.com/pt-BR/amp/support”.

O Portal do Bitcoin havia perguntado quando e por que a ‘Declaração de Risco’ foi implantada, quais as regras e em que circunstâncias ela aparece para o cliente. Veja os prints.

Publicidade

Portal do Bitcoin Summit

O primeiro evento do Portal do Bitcoin será gratuito e online! Jogos NFT, movimentações em Brasília, como receber investimentos na sua startup de criptomoedas e muito mais. Inscreva-se aqui: https://portaldobitcoin.uol.com.br/summit/

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Brasileiro se une ao idealizador da Lightning Network em proposta que simplifica rodar um nó de Bitcoin

Brasileiro se une ao idealizador da Lightning Network em proposta que simplifica rodar um nó de Bitcoin

A proposta quer tornar mais fácil rodar um nó completo de Bitcoin, mesmo em dispositivos com recursos limitados
Imagem da matéria: Bitcoin e Ethereum não estão prontos para computadores quânticos, diz pesquisador

Bitcoin e Ethereum não estão prontos para computadores quânticos, diz pesquisador

Mysten Labs afirma que blockchains mais recentes estão preparadas para a computação quântica, mas redes mais antigas correm o risco de ficar para trás
Tela de celular mostra logotipo Drex- no fundo notas de cem reais

Banco Central exclui blockchain da primeira versão do Drex

O BC optou por não utilizar, pelo menos na primeira fase do Drex, a tecnologia de registro distribuído (DLT), ou blockchain
logo da Steam aparece em celular; ao fundo, coleção de jogos

Jogo na Steam espalha vírus que rouba criptomoedas de gamers

O jogo Chemia foi removido da Steam depois que uma empresa de segurança detectou malware de sequestro de criptomoedas