Imagem da matéria: Binance EUA tem encontro marcado com presidente do Banco Central do Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto fala à imprensa no Palácio do Planalto (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, fez uma reunião na manhã desta segunda-feira (16) com líderes de duas importantes empresas do setor de criptomoedas: Binance e Circle.

De acordo com a agenda oficial do BC, a reunião por videoconferência tratou de “assuntos institucionais”. Não está claro quais assuntos foram discutidos uma vez que o encontro não permitiu a participação da imprensa. 

Publicidade

Participaram da reunião Cliff Sobel, Scott Sobel e Michael Nicklas, sócios da Valor Capital Group LLC; Brian Brooks, presidente do Binance US; Jeremy Allaire, CEO da Circle; e Marcos Variato, CEO da Parfin.

Apesar da agenda oficial informar que Brian Brooks deveria estar na reunião, o empresário provavelmente foi substituído por outro representante da corretora já que ele pediu demissão no dia 6 de agosto.

O executivo que já foi chefe do Escritório do Controlador da Moeda (OCC), ficou apenas três meses no comando da Binance nos EUA e saiu por causa de “diferenças quanto à direção estratégica”.

O antigo diretor da exchange no Brasil, Ricardo Da Ros, também se demitiu após seis meses no cargo por um “desalinhamento de expectativas”.

Publicidade

A Binance, que é hoje a maior exchange de criptomoedas do mundo por volume, enfrenta nos últimos meses uma crescente pressão de reguladores do mundo inteiro, o que pode ter afugentado os executivos.

Não está claro quem substituiu Brooks na reunião com o Banco Central desta manhã, mas o fundador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, recentemente adotou uma postura mais apaziguadora com reguladores.

Reunião privada

Uma presença importante na reunião foi Jeremy Allaire, CEO da Circle que é a emissora da stablecoin lastreada ao dólar americano USD Coin (USDC) e que na semana passada anunciou sua ambição em se tornar o “banco nacional de moeda digital” dos EUA.

Pela experiência da Circle com stablecoins, um dos assuntos tratados no encontro pode ter sido o projeto da Moeda Digital do Banco Central (CBDC) que está sendo desenvolvida no Brasil.

Publicidade

No ano passado, Roberto Campos Neto também fez uma reunião fechada com o CEO da Ripple, empresa por trás da criptomoeda XRP, provavelmente para discutir o real digital.

Representando o mercado nacional estava o empresário Marcos Viriato da Parfin, uma fintech de criptomoedas que busca conectar o mercado financeiro tradicional ao digital.

VOCÊ PODE GOSTAR
bitcoin subindo gráfico verde positivo

Manhã Cripto: Bitcoin sobe em meio a condições financeiras mais flexíveis e analista prevê máxima histórica no segundo trimestre

Dólar registrou sua terceira maior queda em três dias desde 2015, enquanto os rendimentos dos títulos do Tesouro caíram significativamente
andrew tate dando entrevista

Modelo por trás da memecoin SISTER processa Andrew Tate por abuso  

A influenciadora acusa Tate de agressão sexual em um episódio “traumático” relacionado a promoções de criptomoedas
Imagem da matéria: Manhã Cripto: projeto de lei quer proteger pagamentos com criptomoedas na Califórnia

Manhã Cripto: projeto de lei quer proteger pagamentos com criptomoedas na Califórnia

Emenda proíbe que o estado da Califórnia imponha impostos sobre o uso de criptomoedas como forma de pagamento por bens e serviços
bitcoin e thereum com fundo vermelho, queda

Bitcoin, Ethereum e XRP caem para mínimas semanais em meio a liquidações  

As principais criptomoedas recuam junto com as ações desde sexta-feira, pressionadas pelos crescentes temores de inflação