A Ucrânia não reconhece o bitcoin como moeda ou como meio de troca, disse um funcionário do banco central do país.
“Podemos dizer que isso definitivamente não é uma moeda, porque não existe um emissor central. E não podemos reconhecer isso como um meio de pagamento”, disse Oleg Churiy, vice-chefe do Banco Nacional da Ucrânia, de acordo com um relatório divulgado na sexta-feira pelo site ucraniano Financial Club.
Fazendo eco de comentários recentes de executivos de serviços financeiros sênior nos EUA, o banqueiro central ucraniano descreveu o bitcoin como um investimento arriscado para os consumidores e um veículo de fraude. Mas ele minimizou quaisquer preocupações sistêmicas sobre bitcoin e seus irmãos.
Leia Também: Banco Central da Ucrânia Pretende Regular Criptomoedas
“Os reguladores mundiais não estão preocupados com qualquer ameaça que as criptomoedas possam causar devido ao seu pequeno volume”, disse Churiy no Fórum de Finanças Ucraniano. “Eles estão preocupados apenas com o fato de que as pessoas podem perder dinheiro [investindo nelas]. E a fraude que pode ser cometida com elas”.
O banco central ucraniano vem alertando sobre os riscos do bitcoin há vários anos e, no mês passado, indicou que pode regular o uso das criptomoedas.
Leia Também: Ucrânia Utilizará a Blockchain em Transferências de Terras