Imagem da matéria: Atualização do Ethereum que vai destravar staking  da criptomoeda ganha data
Foto: Shutterstock

Shanghai, a próxima grande atualização do Ethereum desde a Fusão (Merge) — evento em que a rede abandonou a mineração para adotar o mecanismo de consenso proof-of-stake (PoS) — ganhou uma nova data para acontecer: março de 2023.

A data estabelecida pelos desenvolvedores do Ethereum em uma reunião de quinta-feira (8) se trata apenas de uma estimativa, com a atualização podendo acontecer depois do mês em questão, já que atrasos são comuns em atualizações desse tamanho.

Publicidade

A principal mudança que Shanghai traz para o ecossistema do Ethereum será a possibilidade de validadores sacarem o ether mantido em staking na Beacon Chain. 

Quando a Fusão fez a transição do Ethereum para o proof-of-stake, mudou a forma como a rede gera ETH. Agora, os investidores podem depositar seu ether existente na rede, a fim de ganhar mais ether como recompensa por meio do staking. 

Quanto mais você depositar, maior será o rendimento. Há apenas um problema: você ainda não pode recuperar nada desse ETH.

Com cerca de US$ 19 bilhões em ETH atualmente travados no staking da rede, de acordo com dados agregados no Dune Analytics, não foi surpresa que os desenvolvedores do Ethereum concordassem hoje que permitir retiradas de ETH será de fato um recurso importante a ser incluído na atualização de Shanghai.

Publicidade

Nos meses que se seguiram à histórica atualização Fusão executada com sucesso em setembro, os desenvolvedores da rede avaliaram quais atualizações incluirão na próxima atualização, com os saques de ETH em staking figurando o topo da lista.

EOF e EIP-4844 entram em Shanghai?

Os desenvolvedores do Ethereum expressaram que. se qualquer outra atualização incluída em Shanghai diminuir sua capacidade de ser lançada até março, essas melhorias podem ter que ser suspensas para garantir que a retirada de ETH seja lançada o mais rápido possível. 

Essa determinação provavelmente afetará o potencial de outras melhorias esperadas do Ethereum serem incluídas na atualização. Um desses recursos — que os desenvolvedores ainda esperam que possa entrar  em Shanghai, mas que pode ser atrasado se necessário — é o EOF.

EOF é essencialmente uma atualização da Ethereum Virtual Machine (EVM), o mecanismo subjacente ao Ethereum que implanta contratos inteligentes na rede.

Publicidade

Já faz dois anos que o EVM não passa por atualizações para o EVM; apesar de ser extremamente necessária, tal manutenção foi evitada na era da Fusão, pois teria acrescentado imensa complexidade ao já altamente complexo evento técnico.

Atrasar ainda mais o EOF seria um cenário não ideal e, na quinta-feira, os desenvolvedores do Ethereum deixaram claro que a atualização é uma segunda prioridade óbvia após a liberação do ETH em staking. 

Mas os desenvolvedores também reconheceram que, se a implementação do EOF “atrasasse significativamente” a data de ativação de março de 2023 para Shanghai, a atualização teria que, mais uma vez, ser adiada.

Outra melhoria do Ethereum que muitos esperavam que fosse incluída em Shanghai é o proto-danksharding (EIP-4844). Mas de acordo com a última reunião dos devs de Ethereum, essa atualização certamente terá que esperar.

Proto-danksharding é uma versão preliminar altamente antecipada de danksharding, um processo pelo qual grandes quantidades de dados em rollups do Ethereum — uma ferramenta de segunda camada usada para combinar muitas transações e tratá-las na rede principal como apenas uma transação rápida e barata — um dia serão verificadas apenas por amostragem de pequenos pedaços de dados.

Publicidade

Essencialmente, o danksharding vai pegar um processo que já torna as transações de Ethereum mais baratas e rápidas, e as torna muito mais baratas e rápidas. 

A atualização aumentará drasticamente a velocidade e a facilidade com que grandes quantidades de dados podem ser verificadas nas redes de segunda camada do Ethereum, como Optimism e Arbitrum.

Mas, infelizmente, proto-danksharding e potencialmente o EOF podem ter que esperar mais um pouco para ser implementado no Ethereum.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.co.

Participe da comunidade de criptomoedas que mais cresce no Brasil. Clique aqui e venha conversar no Discord com os principais especialistas do país.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: O que reguladores e exchanges estão fazendo para melhorar a confiança no mercado cripto

O que reguladores e exchanges estão fazendo para melhorar a confiança no mercado cripto

Entre propostas como segregação patrimonial e prova de reservas, exchanges prometem segurança de diferentes formas enquanto o mercado aguarda a regulação
Amostra de NFT de tênis da Adidas par ao jogo Move to Earn

Adidas lança NFTs de tênis de R$ 13 mil em parceria com empresa cripto Stepn

A gigante de roupas esportivas Adidas fez parceria com o jogo baseado na rede Solana para lançar alguns tênis virtuais de corrida
Moedas de ether

Mercados de empréstimos de Ethereum enfrentam liquidações massivas em abril

O volume de empréstimos em Ethereum (ETH) liquidados apenas nas duas primeiras…
Imagem da matéria: Como a Binance entrou em pé de guerra com o governo da Nigéria

Como a Binance entrou em pé de guerra com o governo da Nigéria

Nigéria acusa a Binance de facilitar corrupção e outros crimes e já até prendeu executivos da exchange no país