Imagem da matéria: Atendimento humanizado e criptomoedas: empresas combinam pessoas e máquinas na relação com o usuário | Opinião
Shutterstock

O atendimento humanizado no setor de tecnologia não faz parte do imaginário popular. É comum as pessoas acharem que as máquinas dominam praticamente todas as áreas de uma empresa de tecnologia, do processamento de operações financeiras até o SAC, para citar algumas áreas.

Porém, as pessoas continuam sendo parte fundamental dos processos em empresas, inclusive nas de criptomoedas.

Publicidade

Existe, sim, tecnologia de ponta realizando e protegendo as transações com criptoativos e realizando tarefas importantes em outras áreas, mas há também a utilização da mão de obra para funções mais sensíveis: o atendimento ao cliente é uma delas, em especial, no setor cripto, que está em processo de aproximação com os usuários, especialmente os menos experientes.

O atendimento humanizado contempla entender as necessidades de cada cliente e oferecer uma experiência confortável e segura. O melhor a fazer é compreender onde exatamente o cliente se encontra na jornada para auxiliar em eventuais dificuldades.

No setor de criptomoedas, essas dúvidas são frequentes porque há uma grande parte dos clientes ainda está aprendendo a lidar com as tecnologias.

Ter um time de atendentes especializados em pessoas e sistemas é essencial, com treinamentos frequentes, revisão de scripts e reciclagem de conteúdo para trabalhar de forma ética, cumprindo com as políticas e governança de comunicação.

Mais do que receber treinamentos para operar os diferentes canais, os atendentes precisam ser preparados para lidar com o lado humano. Por isso, é fundamental manter uma equipe à disposição do cliente para que ele possa utilizar o aplicativo ou os caixas eletrônicos da empresa de forma segura e eficiente em diferentes momentos da sua rotina de transações.

Publicidade

Diante desse mundo novo dos criptoativos, o atendimento humanizado passa a ser primordial para a adesão e permanência do cliente. O atendimento totalmente automatizado pode ser, nessa etapa do amadurecimento do mercado de criptomoedas, um risco para empresas e usuários.

A falta de suporte de uma empresa do setor tende a reduzir drasticamente a conclusão de operações, porque os clientes não se sentem seguros de concluir os processos, além de dar brechas a fraudes.

Para o atendimento humanizado no segmento de criptomoedas, a escuta cumpre um papel fundamental. A compreensão das necessidades do cliente a apresentação de soluções por parte da empresa requer uma aproximação de linguagem entre as duas pontas.

Embora caminhemos para um mundo cada vez mais automatizado, soluções como inteligência artificial, chatbots e outras tecnologias aparecem como suporte para melhorar o relacionamento entre marcas e clientes, e não como aparato que chega para substituir as relações humanas. 

Publicidade

As empresas que aproveitam esse potencial de integração das novas tecnologias tendem a estreitar laços e construir relações duradouras com o público, cada vez mais preocupado com as interações que mantém em suas relações de consumo.  

Sobre a autora

Isabela Rossa é country manager da CoinCloud no Brasil

VOCÊ PODE GOSTAR
moeda de bitcoin com bandeira do brasil ao fundo (2)

Regular o mercado de criptomoedas será prioridade do BC até 2026

Diretor de regulação do BC diz que a expectativa é que as normas sobre o mercado de criptomoedas sejam publicadas no segundo semestre
carteira de criptomoedas hardware ledger

Ledger alerta sobre cartas físicas fraudulentas enviadas por golpistas para roubo de frases-semente

A fabricante de carteiras de criptomoedas não explicou como os golpistas obtiveram os endereços físicos dos usuários, diz site
logo da memecoin TRUMP com os termos Fight Fight Fight

Memecoin de Trump dispara 45% após presidente marcar jantar com detentores

A memecoin oficial de Trump chegou a disparar 66% após anúncio de jantar exclusivo para os maiores holders
Moedas douradas de Tron

Canary Capital entra com pedido de ETF de Tron com staking junto à SEC

O pedido ocorre em meio a vários registros de ETFs baseados em XRP, Solana, Dogecoin e outros ativos