A tese de que a Jack Dorsey, fundador do Twitter, é na realidade o misterioso criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, ganhou na quinta-feira (27) uma forte oposição.
Jameson Lopp, maximalista do Bitcoin e influencer com mais de 500 mil seguidores no X, fez um relatório com uma longa análise de dados para apontar os motivos pelos quais não acredita que o idealizador do Bitcoin é a mesma pessoa que fundou a rede social hoje chamada de X.
Para rebater a tese de que Dorsey e Satoshi são a mesma pessoa, Lopp fez uma detalhada comparação entre os horários dos tuítes feitos pelo empresário e publicações realizadas por Nakamoto nos fóruns públicos e e-mails.
Um exemplo: em 6 de novembro de 2009, Jack Dorsey almoçou com o investidor de risco Fred Wilson e tuítou sobre o encontro; cinco minutos após o tuíte, Satoshi Nakamoto fez um commit de código no repositório do Bitcoin no SourceForge.
Outra demonstração do conflito de tempos é que em 26 de fevereiro de 2010, Jack estava participando de uma longa reunião da Square. Embora não se saiba exatamente quando essa reunião começou, ela terminou por volta das 22h. Enquanto isso, Satoshi fez duas postagens no fórum às 18h17 e 18h48.
São dezenas de exemplos, mas talvez o mais significativo seja de 26 de maio de 2010, quando Jack se encontrou com o prefeito de Newark, Cory Booker.
O empresário tuitou logo antes e logo depois da reunião. Durante essa reunião, Satoshi fez duas postagens no BitcoinTalk e disse que estava trabalhando na criação de um arquivo de modelo de tradução, que ele anexou a uma das postagens.
Tese original de Dorsey como Satoshi
A tese de que Jack Dorsey é Satoshi Nakamoto foi elaborada pelo empresário do setor cripto, Seán Murray, mas ganhou relevância quando foi endossada por Matthew Sigel, chefe de ativos digitais da gestora VanEck.
Leia Também
Em uma série de postagens nol X, Sigel declarou: “Tenho me convencido pessoalmente de que Jack Dorsey – CEO da Square e fundador do Twitter – é o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto”.
Segundo Sigel, sua tese se baseia em um conjunto de evidências que incluem paralelos técnicos, padrões temporais, coincidências incomuns, motivação e capacidade de execução.
Embora reconheça que as provas não sejam definitivas, ele defende que a conexão entre Dorsey e Nakamoto é sólida o suficiente para merecer investigação mais aprofundada. “A amplitude dessas conexões é convincente e digna de maior escrutínio”, afirmou.
A tese original de Seán Murray é longa e cita dezenas de pequenos episódios: Dorsey era um dos cerca de 1.300 cypherpunks confirmados em 1996 em uma lista de e-mail; usava pseudônimos e manifestava interesse explícito em criptografia e métodos financeiros alternativos.
Além disso, Murray destacou que o código-fonte original do Bitcoin contém uma citação náutica, similar à utilizada por Dorsey em antigos posts nas redes sociais. Outro fato curioso é que a data de criação do domínio Bitcoin.org ocorre um dia após um tweet de Dorsey com uma frase sobre navegação marítima, uma de suas paixões declaradas.
- Você tem dúvidas de como montar uma carteira estratégica? O MB quer ajudar você com um portfólio pronto, com as principais criptomoedas relacionadas à inteligência artificial. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar o MB nesta construção.