Imagem da matéria: Anbima anuncia novas regras para fundos de criptomoedas
Shutterstock

Após realizar uma consulta pública, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) divulgou na quarta-feira (10) novas regras para os fundos e carteiras administradas que investem diretamente em criptomoedas.

Com as novas regras, os gestores, ao adquirir criptoativos diretamente terão que ter uma política que descreva os controles adotados para a gestão desses ativos, contendo a área responsável pela decisão de investimento e os critérios utilizados para seleção dos ativos, incluindo os procedimentos relacionados ao monitoramento dos ambientes de negociação utilizados e à custódia.

Publicidade

Além disso, a metodologia para a precificação dos criptoativos deverá constar nos Manuais de Apreçamento das instituições (que compila os critérios para a definição dos preços de ativos).

Segundo a associação, as novas regras buscam padronizar os requisitos mínimos de governança e diligência para os prestadores de serviços essenciais de forma alinhada com a Resolução CVM 175 norma que permitiu o investimento de fundos em criptomoedas.

De acordo com o texto do documento da Anbima, caso o criptoativo seja o primeiro ou segundo maior risco da carteira do fundo, ele precisará conter, no mínimo, oito riscos a mais destacados.

Esses riscos são: custódia, contrapartes, cibernético e de dependência tecnológica, mudanças legislativas e regulatórias, relacionado aos ambientes de negociação, volatilidade (iliquidez e preço), alterações no protocolo de blockchain (fork) e, por fim, incapacidade de obter benefícios de recebimento de bônus (airdrop).

Publicidade

As novas normas foram aprovadas em junho e entrarão em vigor a partir de 1º de outubro, com os gestores tendo até 30 de junho de 2025 para se adaptarem.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Disparidade de gênero na indústria e visão para o Brasil: CEO da Bitget analisa o momento do mercado

Disparidade de gênero na indústria e visão para o Brasil: CEO da Bitget analisa o momento do mercado

Única mulher CEO entre as grandes corretoras de criptomoedas, Gracy Chen criou programa de US$ 10 milhões pára promover equidade de gênero
Bolo de dólares em cima de outras notas

PF da Argentina prende família que lavava dinheiro de contrabando e jogos de azar com USDT

Com o filho preso e a esposa indiciada, o líder da quadrilha, Fabián Di Julio, o “El Gordo”, se entregou na última quarta-feira
Imagem da matéria: Sony vai lançar corretora de criptomoedas no Japão

Sony vai lançar corretora de criptomoedas no Japão

Uma subsidiária da Sony adquiriu a exchange de criptomoedas WhaleFin no ano passado e agora a renomeou para S.BLOX, preparando-se para relançá-la
Imagem da matéria: Robinhood planeja lançar contratos futuros de criptomoedas, diz Bloomberg

Robinhood planeja lançar contratos futuros de criptomoedas, diz Bloomberg

Produtos seriam lançados para mercado dos Estados Unidos e Europa em 2025 por meio das licenças da Bitstamp, comprada em junho