A gigante no comércio eletrônico Amazon anunciou na terça-feira (14) que a partir do dia 21 de abril haverá redução nas comissões do seu programa de afiliados.
Para se ter uma ideia, a venda de produtos como roupas, calçados e livros, que chegaram a remunerar o afiliado em até 15%, agora vão pagar no máximo 3%; produtos de mercearia, 1%.
Segundo a CNBC, um porta-voz da empresa se recusou a comentar se a decisão foi resultado da pandemia de coronavírus.
“Esperamos que você esteja bem durante esse período. Estamos escrevendo para informá-lo sobre as próximas mudanças no Contrato Operacional do Programa de Afiliados da Amazon. Todas as alterações serão efetivas a partir de 21 de abril de 2020”, diz o email enviado aos afiliados.
De acordo com a reportagem, a nova tabela deve causar impacto principalmente em grandes afiliados. Isso porque o programa gera uma receita significativa para sites online vinculados a produtos da empresa.
“Isso vai prejudicar muitas pessoas”, disse um membro do programa à reportagem. “Todos os afiliados com quem eu converso têm a maior parte de suas receitas na venda dessas categorias”, acrescentou.
Conforme detalhou a CNBC, não são pequenos sites somente: BuzzFeed, The New York Times e Vox Media também participam do programa.
Segundo o porta-voz da Amazon, a avaliação de taxas e comissões são uma prática padrão do setor. A companhia, disse, avalia regularmente suas ofertas no programa para se garantir competitiva no setor em geral.
Impacto do coronavírus na Amazon
Conforme a publicação, várias setores da Amazon foram impactados com o surto de coronavírus. Atingida com o aumento de pedidos online, a empresa passou a priorizar as remessas de itens essenciais, diz a CNBC.
Desta forma, a companhia se viu obrigada a interromper temporariamente algumas frentes, como o serviço de entrega chamdo Prime Pantry. De acordo com a reportagem, programas piloto também serão suspensos a partir junho.