Imagem da matéria: Alavancagem extrema do Bitcoin e risco de 'short squeeze': o estado do mercado para a Glassnode
Foto: Shutterstock

Investidores em bitcoin (BTC) estão enfrentando seis candles vermelhos diários nesta semana, acompanhados por uma ampla liquidação de mercado após mais preocupações com as políticas linha-dura do Federal Reserve.

Após a divulgação da reunião do Comitê de Mercado Aberto do FED de dezembro, os mercados reagiram a notas relacionadas a um ritmo acelerado de “tapering”, altas de juros e possíveis estreitamentos quantitativos para aliviar o balanço patrimonial do banco central.

Publicidade

Após começar em US$ 47.875, o bitcoin passou por quedas globais, sendo negociado em uma queda de 15% no ano. Desde então, preços finalizaram a primeira semana completa de 2022 em US$ 40.672, colocando os “touros” na defensiva no início de ano.

Na newsletter desta semana, a Glassnode apresentará inúmeros conceitos fundamentais sobre a reação dos participantes de mercado, incluindo:

– o clima dos gastos de moedas antigas na blockchain;

– níveis cada vez mais altos de Posições Abertas em mercados de futuros;

– o potencial de desenvolvimento de um “short squeeze” (quando o preço aumenta muito rápido), conforme baixos preços são negociados e a convicção pessimista derruba o mercado.

Preços durante a abertura (O), alta diária (H), baixa diária (O) e preço de fechamento (C) do bitcoin (Imagem: Glassnode)

Salvos pelos HODLers de Bitcoin

Uma fase de forte realização de prejuízos por grandes compradores seguiu a liquidação de 4 de dezembro, conforme noticiado em dezembro.

Desde então, o comportamento em blockchain foi amplamente dominado pela classe de HODLers, com pouca atividade por novos entrantes ao mercado.

Publicidade

Uma forma de conferir essa dinâmica é por meio da Variação de Posição Líquida de Hodlers, que é a mudança móvel de 30 dias no amadurecimento de moedas.

Conforme unidades de BTC “envelhecem” e amadurecem nas carteiras de investidores, acumulam “Dias de Moeda”, que são “destruídos” no gasto e ajudam a produzir diversas métricas de vida útil.

Valores positivos (cor verde) significa que moedas estão envelhecendo e amadurecendo a uma taxa maior do que sendo gastas. Isso geralmente acontece durante condições negativas de mercado, sem interesse do varejo, conforme a acumulação a longo prazo ocorre por compradores de alta convicção.

Valores negativos (cor vermelha) acontecem quando taxas elevadas de gasto, principalmente por moedas mais antigas, ultrapassam o comportamento presente de acumulação. Isso é frequentemente observado no auge dos mercados de alta e momentos de total capitulação, quando holders são mais propensos a abrir mão de suas alocações.

Publicidade

Após um breve período de gastos líquidos depois do auge de preço em novembro, o amadurecimento aconteceu novamente em meio à queda de preço.

É uma tendência geralmente vista quando investidores do varejo/turistas saem do mercado, os HODLers permanecem e, geralmente, há mais pessimismo em relação a expectativas de preço.

Variação na Posição Líquida de Hodlers de Bitcoin (Imagem: Glassnode)

Outro método para medir a velocidade de gasto é por meio do Múltiplo do Valor de Dias Destruídos (ou VDD), que compara o valor mensal da soma de destruição de moedas à média anual.

Altos valores do Múltiplo VDD indicam um elevado comportamento de destruição de moedas relacionado ao ano anterior. Historicamente, marca períodos de auge de liquidez do mercado, alta rotatividade no fornecimento e preços crescentes.

Baixos valores do Múltiplo VDD demonstram um quieto mercado de HODLers com uma destruição de moedas relativamente calma. Esses momentos podem se estender por longos períodos e, geralmente, ocuparem baixas cíclicas.

Publicidade

Usando a perspectiva de VDD de atividade, os ciclos de alta em outubro e novembro tiveram um nível bem leve de gastos em comparação à média a longo prazo.

Isso, de certa forma, foi influenciado pelos valores historicamente altos de VDD atingidos no início de 2021, mas ainda mostra que o valor de gastos na recente alta recorde estava relativamente baixo.

Isso novamente apresenta o panorama de um mercado dominado por HODLers e um baixo interesse relativo ao varejo.

Múltiplo do Valor de Dias Destruídos (ou VDD) do bitcoin (Imagem: Glassnode)

Para completar a avaliação do comportamento de gastos, está o Fluxo de Dormência Ajustado por Entidades, que compara a capitalização de mercado do bitcoin (o valor do ativo) ao valor anualizado em dólares da Dormência de moedas (motivo do gasto).

Dormência é a idade média (em dias) de moedas gastas por unidade de BTC, similar à Vida Útil Média de Gastos, ponderada por volume.

Altos valores no Fluxo de Dormência significam que o valor da rede está alto em relação ao valor anual da Dormência realizada em dólares. A interpretação é que o mercado de alta está em condições “saudáveis” (gastos em sintonia com a avaliação de demanda).

Baixos valores no Fluxo de Dormência indicam momentos em que a capitalização de mercado está subvalorizada em relação à soma anual de Dormência realizada, indicando momentos em que o bitcoin está com o preço valorizado.

Publicidade

O Fluxo de Dormência Ajustado por Entidades atingiu fundos recentes, demonstrando uma redefinição completa da métrica.

Historicamente, esses eventos acontecem em fundos cíclicos e a confluência com a Variação na Posição Líquida de Hodlers e o Múltiplo de VDD sugerem um possível fundo de gastos a curto prazo, barrando novas surpresas.

Graças aos três gráficos acima, é possível identificar condições de mercado geralmente vistas nos estágios finais de uma tendência macro de baixa, geralmente em torno de eventos de capitulação.

Ainda veremos se haverá mais sofrimento descendente, talvez em resposta às turbulências macro/monetárias ou se a maioria dos danos já passaram e um ciclo de alívio positivo estiver por vir.

Fluxo de Dormência Ajustado por Entidades de bitcoin (Imagem: Glassnode)

Mercados futuros com novas altas em Posições Abertas

Embora a atividade em blockchain tenha se acalmado, a alavancagem no mercado de derivativos de bitcoin está crescendo a um ritmo agressivo.

Isso se refere a um interesse descomunal na ação de preço do bitcoin como uma aposta especulativa em vez da demanda relativamente morna pelo bitcoin nos mercados spot.

Liderando a avaliação dos derivativos está o crescimento de Posições Abertas em Futuros Perpétuos, que é o valor da soma de todos os contratos abertos nos mercados de contratos contínuos.

Mostrados aqui em termos de bitcoin, as Posições Abertas em Perpétuos atingiu novas altas recordes de 264 mil BTC em meio a recentes quedas de preço, subindo 42% desde 4 de dezembro e ultrapassando a alta anterior de 258 mil BTC em 26 de novembro.

Conforme os primeiros princípios compreendem que as quedas no preço irão inerentemente expulsar traders de posições de compra, um crescimento nas Posições Abertas nos últimos dias sugere que traders de posições de venda estão apresentando apostas no enfraquecimento do mercado.

Posições Abertas em Futuros Perpétuos de bitcoin (Imagem: Glassnode)

Liderando o rápido crescimento de especulação de futuros estão usuários da Binance, a maior corretora de futuros de bitcoin em termos de volume e tamanho.

Desde maio de 2021, a Binance aproveitou a maior parte das Posições Abertas de Futuros entre todas as corretoras, com um aumento notável de participação de mercado durante as semanas recentes.

Desde uma queda drástica em 4 de dezembro, a Binance absorveu 9,4% das Posições Abertas de Futuros de bitcoin e, agora, domina 30% do mercado.

A segunda maior corretora por participação de mercado em Posições Abertas é a FTX, com 19%, ultrapassando a Bolsa Mercantil de Chicado (ou CME, na sigla em inglês).

CME teve uma alta na dominância de mercado em outubro com o lançamento do fundo de índice (ou ETF) BITO, mas agora é a terceira maior, com 15% das Posições Abertas de Futuros.

Distribuição de Posições Abertas de Futuros de bitcoin (Imagem: Glassnode)

O auge drástico em Posições Abertas de Futuros pode ser analisado de outra forma: se representa como uma proporção de alavancagem contra a Capitalização de Mercado.

Geralmente, períodos em que Posições Abertas de Futuros excedem um volume maior ou igual a 2% da Capitalização de mercado são breves e tendem a acabar com uma descarga drástica de margem.

Eventos de desalavancagem podem acontecer em ambas as direções e, às vezes, acontecem apesar de uma proporção de alavancagem nas Posições Abertas abaixo de 2%, assim como em 7 de setembro, quando El Salvador tornou o bitcoin em sua moeda corrente.

A combinação de Posições Abertas elevadas com um grande acontecimento gerou uma queda volátil.

No entanto, cada vez em que a alavancagem excedeu 2% no último ano acabou com uma rápida liquidação de contratos. Neste momento, a Proporção de Alavancagem de Posições Abertas de Futuros está em 1,98%, então existe um risco não trivial de alta volatilidade a curto prazo.

Proporção de Alavancagem de Posições Abertas de Futuros de bitcoin (Imagem: Glassnode)

“Squeeze” a curto prazo para posições de venda?

Um subproduto da consistentes baixas de preço são a liquidação de confiantes traders de posições de compra que tentam lucrar durante a queda.

Uma ótima forma de visualizar a tendência de liquidações é por meio do oscilador de dominância entre liquidações de posições de compra e venda.

Desde novembro, futuros de bitcoin estão em um regime de longa dominância de liquidação, onde traders que apostam que “o número irá subir” estão sempre no lado perdedor.

Recentemente, esse valor disparou para uma alta local de 69%, seu valor mais alto desde a queda de maio de 2021.

Ao considerar a observação da alta mencionada de Posições Abertas ao preço decrescente, a probabilidade de uma reversão local está aumentando. Traders de posições de venda, que não foram punidos por tomar mais risco, podem passar por um “squeeze” a curto prazo.

Dominância de Liquidações de Posições de Venda em Futuros de bitcoin – todas as corretoras (média móvel exponencial de 14 dias) (Imagem: Glassnode)

Conforme o volume de posições abertas de futuros aumenta para novas altas, a tendência da soma diária do volume negociado de futuros está indo na direção contrária.

Grandes movimentações de preço resultam em contratos que são negociados e “stop-losses” sendo ativados.

Na ação de preço lateral, traders se safam por não terem de fechar suas posições, permitindo que volumes caiam em períodos de consolidação enquanto as Posições Abertas podem continuar altas.

O Volume de Futuros passou por um auge no primeiro semestre de 2021, onde a negociação diária excedeu US$ 75 bilhões durante semanas. Após a queda de 50% do mercado em julho, as altas recordes em outubro foram sustentadas pelo volume com cerca de US$ 65 bilhões diários.

No entanto, no atual ambiente, a média de 14 dias do Volume diário de Futuros é de cerca de US$ 38 bilhões/dia, o mesmo nível durante as quedas em julho.

Baixos volumes de negociação podem criar ambientes de aprofundamento reduzido de mercado e resistência limitada contra rápidas movimentações de preço.

Caso um evento de desalavancagem aconteça, em um ambiente de baixa liquidez, a magnitude da movimentação de preço será bastante amplificada.

Volume de Futuros de bitcoin – todas as corretoras (média móvel de 14 dias) (Imagem: Glassnode)

Para complementar a análise sobre derivativos, verifica-se as Posições Abertas de Opções.

Em dezembro, toda a atenção estava voltada para a queda em 31 de dezembro, após meses de acumulação de mais de US$ 11 bilhões em contratos. Muitos desses contratos foram dominados por “touros”, com ênfase particular nos preços de bitcoin excedendo US$ 100 mil.

Em 1º de janeiro, Posições Abertas de Opções caíram para US$ 6,2 bilhões de um valor de US$ 11,2 bilhões registrado em 31 de dezembro, uma redução de 45% (US$ 5 bilhões).

A queda de fim de ano foi a maior durante 2021 nos fechamentos percentuais, mas apenas o segundo no total em dólares. A queda de 26 de março teve um recorde de US$ 5,3 bilhões encerrados no vencimento, uma redução de 36%.

Posições Abertas de Opções de Bitcoin – todas as corretoras (Imagem: Glassnode)

Resumindo, a atual estrutura de mercado do bitcoin pode ser melhor descrita por ter:

uma demanda morna por “spot”, conforme a maioria das métricas em blockchain descrevem uma dominância de HODLers na acumulação, algo típico em mercados de baixa com pouco interesse do varejo/turistas;

a alavancagem do mercado de derivativos está em níveis de alto risco de cerca de 2% da capitalização de mercado. É bastante conduzida pelos mercados da Binance e as posições abertas aumentaram conforme preços caem.

– Existe um risco elevado de desalavancagem, junto com baixos volumes de negociação e uma alta probabilidade de dominância de posições de venda nos mercados futuros.

Junto com indicadores de alta sobrevenda na atividade de gastos em blockchain, sugere uma provável resolução a curto prazo de um “short squeeze” para o mercado. Superar as turbulências macro e reestabelecer uma tendência de alta convincente será um foco nas futuras newsletters.

Sobre o autor

Glassnode é a maior provedora de dados e inteligência de blockchain que gera métricas e ferramentas on-chain para quem realmente quer entender o mercado de criptomoedas.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização da Glassnode.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: MB anuncia transferência de ativo de Renda Fixa Digital com pagamento em USDC

MB anuncia transferência de ativo de Renda Fixa Digital com pagamento em USDC

Novidade foi anunciada em evento da Circle, emissora da stablecoin pareada dólar, em São Paulo, nesta quarta-feira (29)
Ilustração da memcoin em Solana Bonk

Como criar uma memecoin em Solana com a Pump.fun

Protocolo viralizou ao permitir a qualquer pessoa criar uma criptomoeda por cerca de R$ 15
CEO do MB Reinlado Rabelo em evento da CVM na USP

“A Bolsa é sim lugar de startups”, diz CEO do Mercado Bitcoin em evento da CVM

Reinaldo Rabelo participou do evento do “Tecnologia e Democratização dos Mercados de Capitais no Brasil”
máquinas de mineração de criptomoedas apreenidas em

Polícia apreende 396 mineradoras de Bitcoin em casa de ex-deputado paraguaio

Miguel Cuevas, que já foi preso por enriquecimento ilícito, agora pode também ser investigado por furto de energia