Imagem da matéria: Advogado cripto alega que governo dos EUA sabe a identidade do criador do Bitcoin
O criador do Bitcoin é Satoshi Nakamoto, talvez o anônimo mais famoso do mundo (Foto: Shutterstock)

Um advogado especializado em criptomoedas acredita que o governo dos Estados Unidos tem a resposta para um dos maiores mistérios da tecnologia: a identidade do criador pseudônimo do Bitcoin, Satoshi Nakamoto.

Na segunda-feira (7), James Murphy entrou com um processo baseado na Lei de Liberdade de Informação (FOIA) contra o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), alegando que a agência sabe quem é Nakamoto.

Publicidade

Em uma postagem na plataforma X, Murphy, que se autodenomina “MetaLawMan”, explicou o motivo do processo.

“Meu processo FOIA busca documentos sobre alegações feitas por um agente especial de alto escalão do DHS de que o DHS encontrou e entrevistou o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto”, escreveu Murphy.

Criada em julho de 1966, a Lei de Liberdade de Informação permite ao público o acesso a registros de agências do governo federal. O objetivo da FOIA é promover transparência e responsabilidade.

Ao longo dos anos, os suspeitos de serem Satoshi Nakamoto incluíram nomes como Hal Finney, Gavin Andresen, Nick Szabo, Adam Back, Len Sassaman, Craig Wright, Dorian Nakamoto, Elon Musk e, mais recentemente, Peter Todd. Todos negaram ser Nakamoto ou tiveram suas alegações contestadas.

O processo alega que um agente federal, identificado no processo como Agente Especial Rana Saoud, afirmou na Conferência Offshore Alert de 2019 sobre Inteligência e Investigações Financeiras que o DHS entrevistou Nakamoto na Califórnia.

Publicidade

“Recebemos resistência da sede, mas pensamos: ‘Se o agente quer falar com ele e temos os recursos, por que não enviar? Vamos ver no que dá’”, Saoud teria dito. “Os agentes voaram para a Califórnia e perceberam que ele não estava sozinho — havia outras três pessoas. Eles se sentaram, conversaram com eles e entenderam como tudo funciona e por que foi criado.”

“Se a entrevista realmente aconteceu como o agente do DHS afirmou, deve haver documentação sobre o conteúdo dessa reunião”, disse Murphy.

O processo de Murphy afirma que os registros da reunião podem ser cruciais, especialmente com formuladores de políticas considerando investimentos em Bitcoin.

No pedido FOIA, Murphy solicitou que o DHS divulgasse registros, incluindo a transcrição das declarações feitas por Saoud na conferência de 2019 e qualquer documentação — como transcrições, gravações, anotações ou correspondência — relacionada a entrevistas com pessoas consideradas, ou que se identificaram como, Satoshi Nakamoto.

Publicidade

O processo acrescenta uma nova camada ao mistério contínuo em torno da identidade de Satoshi Nakamoto, que alimenta especulações e batalhas judiciais há anos.

Em 2024, um tribunal do Reino Unido decidiu que Craig Wright não é Nakamoto, após uma longa disputa legal com a Crypto Open Patent Alliance. Wright alegou ser Nakamoto pela primeira vez em dezembro de 2015.

Murphy ainda não descartou ninguém e está determinado a obter respostas.

“É totalmente possível que o agente do DHS tenha se enganado e que o DHS não tenha entrevistado o verdadeiro Satoshi”, escreveu Murphy. “Se o DHS resistir à divulgação, levarei o caso até o fim para resolver esse mistério.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de dogecoin DOGE

Dogecoin começou como piada, mas a mineração de DOGE está ficando séria

A mineração de Dogecoin se tornou uma alternativa lucrativa ao Bitcoin, e pequenas empresas estão aproveitando a oportunidade
farao do bitcoin glaidson

Disputa de R$ 72 milhões doados pelo “Faraó do Bitcoin” à Igreja Universal vira caso empresarial, diz O Globo

Administradores judiciais defendem que valores sejam destinados aos credores da GAS Consultoria
homens em miniaturas lidando com moeda gigante de bitcoin

Entenda o porquê de mineradores solo de Bitcoin estarem vencendo mais blocos recentemente

Rigs de mineração caseiros como o Bitaxe e o FutureBit Apollo, tornaram-se os gadgets preferidos dos chamados “maximalistas do Bitcoin”
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin atinge menor preço em 5 meses em dia de alta tensão no mercado

Manhã Cripto: Bitcoin atinge menor preço em 5 meses em dia de alta tensão no mercado

O Bitcoin acompanha as quedas dos mercados globais após tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao restante do mundo