Após algumas provocações, a marca de vestuário Adidas anunciou nesta quinta-feira (2) que adquiriu um token não fungível (ou NFTs, na sigla em inglês) Bored Ape Yacht Club (ou BAYC) e está colaborando com Yuga Labs, criadores do Bored Apes, e outros no setor para entrar ao metaverso – uma visão emergente de uma futura internet onde usuários interagem com mundos compartilhados em 3D com seus próprios colecionáveis NFT.
A Adidas compartilhou seu NFT no Twitter, completando com um vestuário temático da Adidas, e também publicou uma prévia sobre sua aliança.
Além do BAYC, Adidas está se unindo à colecionadora NFT Gmoney, bem como Punks Comic, um projeto derivativo dos CryptoPunks (não oficialmente), desenvolvido na Ethereum.
O trailer mostra avatares 3D inspirados pelo Gmoney, um personagem original da Punks Comic e o novo personagem Bored Ape da Adidas que está chegando em um mundo com brilhante logo da Adidas enquanto a clássica “What a Wonderful World”, de Louis Armstrong, toca de fundo.
A Adidas comprou o Bored Ape número 8.774 e, por sua vez, irá transformá-lo em um personagem do metaverso chamado Indigo Herz.
De acordo com dados públicos no blockchain Ethereum via mercado OpenSea, o NFT foi adquirido em setembro por 46 mil ETH (ou acima de US$ 156 mil, na época).
Em uma conversa no Twitter Spaces junto com o lançamento, representantes descreveram a colaboração.
Um representante da Adidas que foram cinco meses de elaboração enquanto a equipe da Punks Comic disse que na próxima emissão NFT do quadrinho (que será lançado na próxima semana), o personagem irá aparecer.
BAYC é um dos projetos NFT mais populares, possuindo 10 mil avatares exclusivos e ilustrados que foram vendidos por milhares de dólares cada no mercado secundário.
Dito isso, o projeto gerou mais de US$ 1,3 bilhão em volume de negociação secundária entre todas as coleções desde seu lançamento em abril, segundo dados do site CryptoSlam.
Leia Também
Celebridades, como Jimmy Fallon, Post Malone e Steph Curry usam BAYCs em suas redes sociais enquanto o produtor musical Timbaland e a gravadora Universal Music Group estão criando grupos musicais do metaverso com base em seus próprios avatares de Bored Apes.
Um NFT atua como um contrato de governança de um item digital e pode representar fotos de perfil, como Bored Apes, bem como outras obras de arte, arquivos de vídeo e mais.
Donos de Bored Apes possuem direitos de comercialização para seus respectivos avatares, permitindo a criação e avenda de projetos derivativos, bens físicos e mais.
No entanto, nesse caso, a Adidas firmou parceria com a própria marca Bored Ape Yacht Club além de comprar e usar seu próprio avatar.
O metaverso se refere à futura versão da internet, em que usuários poderão interagir em mundos imersivos em 3D usando avatares. Ativos NFT pertencentes a usuários, como fotos de perfil, são criados para se tornar um alicerce fundamental conforme o metaverso se solidifica.
Recentemente, a Adidas também revelou uma colaboração com The Sandbox, o futuro jogo de metaverso desenvolvido na Ethereum.
Mathieu Nouzareth, membro do comitê do The Sandbox, confirmou a aliança com a Adidas na conferência DCentral em Miami nessa quarta-feira (1º), mas não forneceu detalhes específicos.
Durante o chat no Spaces, Erika Decker Wykes-Sneyd, vice-presidente de marketing global e de comunicações da Adidas Originals, falou sobre o desafio de integrar uma empresa tradicional ao mundo descentralizado.
“As chamadas que realizamos geralmente têm muitos e muitos advogados envolvidos”, afirmou, “porque é realmente uma enorme mudança de atitude para a forma como empresas operam organizações”.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização de Decrypt.co.