bandeira do brasil com moedas de bitcoin
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A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançaram na última sexta-feira (11) uma ferramenta voltada para proteção e educação de investidores chamada ContraGolpe. O objetivo é ajudar o público a reconhecer fraudes potenciais em ofertas de investimento por meio de uma série de perguntas simples e objetivas. 

O projeto faz parte do acordo de cooperação estabelecido entre a ABCripto e a CVM, que visa ampliar a educação financeira no Brasil e desenvolver campanhas educacionais sobre novas tecnologias financeiras, como blockchain, criptoeconomia e as finanças descentralizadas (DeFi). A colaboração entre as instituições também inclui o desenvolvimento de estudos e iniciativas voltadas para a inovação financeira e regulatória. 

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As entidades definem a ferramenta como uma “primeira linha de defesa” baseada na avaliação do risco de fraude e que emite um relatório com orientações educativas sobre os principais pontos de atenção.

“O ContraGolpe oferece um ponto de partida valioso para que cada usuário possa investigar mais profundamente e buscar orientação de profissionais certificados. É importante lembrar que a ferramenta não garante a segurança do investimento nem substitui a pesquisa mais detalhada por parte do investidor”, afirmou o CEO da ABcripto, Bernardo Srur, em comunicado para a imprensa.

Para Nathalie Vidual, superintendente de Orientação aos Investidores e Finanças Sustentáveis (SOI) da CVM, a iniciativa é importante no âmbito da educação financeira. 

“O lançamento da ferramenta ‘ContraGolpe’ reforça o compromisso da CVM em promover a educação financeira e acompanhar a inovação no mercado de capitais. Diante de um cenário tecnológico em constante evolução, é essencial oferecer mecanismos que capacitem os investidores a reconhecer fraudes potenciais e a tomar decisões mais seguras e conscientes”, comenta a superintendente.

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Vidual disse ainda que a CVM continuará a expandir iniciativas com esta, visando a proteção e a educação do público, “criando um ambiente de investimentos mais seguro, transparente e confiável para todos”.

A iniciativa foi lançada durante a Semana Mundial do Investidor 2024 (World Investor Week – WIW), um evento coordenado pela CVM no âmbito do Comitê de Investidores de Varejo da IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores) e promovido nos mais de 100 países-membros da organização.

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