Ethereum poderia usar um sistema muito melhor para cobrar taxas de transação de seus usuários, argumentou o principal arquiteto da rede, Vitalik Buterin, em um ensaio amplamente divulgado publicado na quinta-feira (9).
A postagem de Buterin, que delineava um caminho rumo a um sistema mais personalizado e equitativo, imediatamente gerou reações de dois grupos principais: os usuários do Ethereum, que expressaram sua empolgação com a perspectiva de taxas mais baixas na mainnet da rede; e os usuários e desenvolvedores da Solana, que notaram que a proposta de Buterin soava muito como o modelo de taxas da própria rede Solana.
“Certamente é uma abordagem Solana-esque,” disse Mert Mumtaz, um construtor proeminente da Solana e co-fundador e CEO da startup de infraestrutura Helius Labs, ao Decrypt.
Então, quão semelhante é a proposta de “taxas de gás multidimensionais” de Buterin ao “mercado local de taxas” da Solana?
As taxas de gás referem-se aos custos de transação que os usuários de blockchain pagam à rede. Esse sistema é, de muitas maneiras, o que dá valor a tokens como Ethereum (ETH) e Solana (SOL). Você precisa de ETH para pagar o gás se quiser fazer praticamente qualquer coisa na rede Ethereum, assim como precisa de SOL para fazer coisas na Solana. Quando há muita atividade na rede, as taxas de gás aumentam. E quando há menos atividade, as taxas de gás diminuem.
De certa forma, a estrutura atual de taxas de gás da Solana e a proposta de “taxas de gás multidimensionais” de Vitalik Buterin derivam da mesma filosofia: em nome da equidade, diferentes tipos de transações on-chain devem custar quantidades diferentes, dependendo da demanda. Mas, na prática, os líderes de ambas as redes parecem ter ideias diferentes sobre como implementar essa filosofia, levando a uma diferença potencialmente significativa na experiência do usuário.
Atualmente, a Solana opera em uma estrutura de “mercados locais de taxas”, onde as taxas de gás são calculadas por conta, projeto por projeto. Nesse sistema, os picos nas taxas de gás devido à congestão da rede são efetivamente isolados em projetos específicos.
Por exemplo, um aumento nas taxas de gás induzido por um NFT quente na Solana deve afetar apenas os usuários que estão interagindo com esse projeto – os usuários em outros lugares em toda a rede Solana não devem ser afetados. (Atualmente, há algum desacordo dentro da comunidade Solana sobre se os mercados locais de taxas funcionam efetivamente como pretendido, em parte devido à hiper-congestão que pode ocorrer em ecossistemas mini-gas cheios.)
Mas o setup da Solana contrasta claramente com o Ethereum – onde a demanda por NFTs extremamente populares anteriormente congestionou toda a rede, fazendo as taxas de gás disparar para todos.
O conceito de “taxas de gás multidimensionais” proposto por Vitalik Buterin busca tornar os custos de transação do Ethereum mais equitativos. Mas não parece delinear um sistema boutique como o da Solana, onde cada projeto individual no Ethereum se tornaria seu próprio ecossistema de gás isolado.
Em vez disso, o gás multidimensional no Ethereum só distinguiria entre diferentes categorias macro de esforço necessárias para concluir transações na rede, disse Marius Van Der Wijden, desenvolvedor principal do Ethereum, ao Decrypt. Por exemplo, computação, armazenamento e calldata podem ter diferentes prêmios em um dado momento, dependendo da demanda. Transações on-chain diferentes consistem em diferentes proporções dessas categorias de computação.
Segundo Buterin, a atualização Dencun do Ethereum, que entrou em vigor em março, constituiu a estreia de tal sistema ao enviar dados de camada 2, do tipo que vem de redes de camada 2 como Arbitrum, para “blobs”. Blobs apresentam preços e limites diferentes do restante de um bloco Ethereum.
Em um nível macro, expandir o gás multidimensional para diferenciar entre mais categorias computacionais pode melhorar a eficiência do Ethereum e, na visão de Buterin, aumentar significativamente a escalabilidade da mainnet da rede.
Mas provavelmente não isolaria os usuários do Ethereum de picos na volatilidade da rede induzidos por projetos em tendência – não é tão boutique em design.
Então, tudo isso para dizer: maximalistas da Solana e do Ethereum, não se preocupem. Ainda haverá muitas diferenças para analisar.
*Traduzido com autorização do Decrypt.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo