Imagem da matéria: Advogado defende que criptoativos deveriam ser tributados como o ouro em seminário da FGV
Foto: Shutterstock

A cobrança de impostos junto aos criptoativos deve levar em conta o uso que é feito do token, como já é feito com o ouro. A tese foi defendida pelo advogado Daniel de Paiva Gomes nesta sexta-feira (26) durante seminário organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Gomes ressaltou que se o ouro é colocado numa joia, passa a ser um produto e a cobrança é de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços). Já se é utilizado como ativo financeiro, fica sujeito ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Publicidade

“A natureza camaleônica dos criptoativos deveria influenciar fortemente a tributação. Se um token dá acesso a um produto, seria o caso de ICMS. Se dá acesso a um serviço, ao ISS (Imposto Sobre Serviços). Se é ativo financeiro, é outra categoria”, afirmou no painel nomeado “Regulação e Tributação de Criptoativos”.

O advogado ressalta que o estado de São Paulo já determinou uma regra na qual o bitcoin por si só não gera ICMS, por não ser produto ou serviço – Gomes elogiou a decisão.

Precisa de lei?

Sobre a necessidade de uma lei ou apenas que um órgão (CVM, Banco Central ou Receita Federal) fiscalize o meio, o advogado disse ser favorável ao primeiro cenário. Para ele, a lei daria menos espaço para brechas e reduziria a vontade de entrar com processos, que é notória por ser gigante no Brasil.

“Sou mais favorável a que a regulação seja feita por lei, por mais que isso seja complicado, é um tema espinhoso, mas temos experiências internacionais boas para no espelharmos. No caso brasileiro temos uma experiência de contencioso muito grande. Então sabemos que os gaps vão gerar processos. Por isso regular de forma mais abrangente por lei”, disse.

Publicidade

Segundo Gomes, não é ser pró contribuinte ou pró Fisco: “É ser pró tecnologia, o que é melhor para a saúde do mercado”.

Veja abaixo o seminário na íntegra:

VOCÊ PODE GOSTAR
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Manhã Cripto: EUA pedem 3 anos de prisão para CZ da Binance e Do Kwon pode levar multa de US$ 5,3 bilhões

O Departamento de Justiça quer que CZ passe três anos na prisão por liderar a Binance no período em que a empresa violou leis de lavagem de dinheiro
Imagem da matéria: Evento Digital Horizons reúne representantes de consórcio visando a criação do DREX

Evento Digital Horizons reúne representantes de consórcio visando a criação do DREX

Nesta edição será debatido o impacto do Real Digital (DREX) no mercado financeiro, o andamento dos testes e perspectivas para o futuro
Imagem da matéria: Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

81% de todas as transações na rede do Bitcoin na terça-feira foram gravações de Runes
Desenho de uma caixa sustentada por paraquedas

Friend.tech V2 entra em operação e entusiasmo aumenta com airdrop do token FRIEND

Friend.tech é uma plataforma de mídia social descentralizada na Base, uma rede de segunda camada de Ethereum incubada pela Coinbase