Imagem da matéria: Por dentro do vulcão que minera Bitcoin em El Salvador; veja fotos e vídeo exclusivo
Imagem aérea da usina geotérmica de El Salvador (Foto: Twitter\reprodução)

Em sua segunda visita neste ano a El Salvador, o produtor de audiovisual paulistano Marcos Amaral, 40 anos, pôde conhecer por dentro a agora famosa usina geotérmica estatal LaGeo.

Situada 2h de da capital San Salvador, o complexo gera eletricidade com a força do vapor de vulcões, agora serve de base para uma fazenda de mineração de bitcoin do governo salvadorenho.

Publicidade

“Visitamos a planta inteira. Toda a parte do processo de captação e geração de energia. E no final mostraram o container com as mineradoras de bitcoin rodando”, disse Amaral ao Portal do Bitcoin.

De acordo com o produtor — e entusiasta do bitcoin — o retorno a El Salvador na última sexta-feira (12) teve duas motivações: acompanhar o ‘Adopting Bitcoin’ e a ‘Labitconf’, dois eventos sobre a maior criptomoeda do mundo que vão ocorrer nesta semana; e ver de perto o que mudou nos últimos dois meses após a aprovação da Lei do Bitcoin. 

Quando esteve em El Salvador em setembro, com o amigo André Velozo, parceiro no projeto de educação financeira Btreze, ele pôde tanto acompanhar de perto as manifestações contra a adoção da criptomoeda quanto experimentar pagar com BTC por produtos e serviços — na época, Amaral e Velozo notaram que a implementação do bitcoin estava sendo mais ágil em lugares de maior porte, como Mcdonald’s e Pizza Hut. 

Desta vez, ele foi além das expectativas e conseguiu adentrar na Lageo com um grupo de cerca de 40 estrangeiros e registrar vários momentos, como mostram as imagens enviadas à reportagem.

Publicidade
Grupo de estrangeiros, jornalistas e representantes do governo visitam a usina LaGeo

Segundo Amaral, acompanhando o grupo estavam também o presidente da Comissão Executiva Hidrelétrica de El Salvador (CEL), Daniel Álvarez, seu assessor Gustavo Cuellar, e também a embaixadora do país na Alemanha, Florencia Vilanova, que deram entrevista aos jornalistas presentes.

O assunto, contudo, ficou resumido à visibilidade no mundo de El Salvador tanto pela adoção do Bitcoin quanto pela estratégia de mineração com energia renovável e das ações do governo para atrair capital estrangeiro.

Veja como é por dentro a usina em El Salvador

Uma das imagens é a foto do container que abriga as máquinas de mineração de bitcoin. Um cordão de isolamento inibe a aproximação, mas Amaral conseguiu captar bem o seu tamanho e um pouco de sua atividade, inclusive em vídeo.

Fotos: Marcos Amaral\Btreze
Container de mineração
Modelo da rotor usado para manter a geotérmica
Estrutura interna da LaGeo captada por Marcos Amaral
VOCÊ PODE GOSTAR
Gas Consultoria, Faraó do Bitcoin,Glaidson Acácio dos Santos, pirâmide financeira, Instagram, criptomoedas

Queda Livre: Livro sobre o golpe do Faraó do Bitcoin é lançado nesta sexta-feira

‘Queda Livre — a história de Glaidson e Mirelis, faraós dos bitcoins’ será lançado hoje na Livraria Travessa
Cornelius Johannes Steynberg, do MIT, em vídeo no Youtube

Morre sul-africano preso no Brasil por aplicar golpe de R$ 5 bilhões em criptomoedas

Cornelius Johannes Steynberg foi enterrado na quarta-feira (24) no Jardim das Palmeiras, em Goiânia
Imagem da matéria: Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

O MB inaugurou uma estátua que simboliza a relevância do mercado cripto em 2024, marcado pela adoção institucional e o recorde de preço do BTC
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin cai para menor nível em uma semana com medo de estagflação nos EUA

Manhã Cripto: Bitcoin cai para menor nível em uma semana com medo de estagflação nos EUA

Com o Bitcoin em queda acumulada de quase 6% em sete dias, traders avaliam os riscos de um cenário de juros mais altos no mercado americano