Imagem da matéria: "NFTs são o futuro da indústria dos games", diz CEO da Eletronic Arts
Foto: Divulgação

Uma das empresas mais tradicionais do setor de games, a Eletronic Arts (EA) ainda precisa entrar para o setor de jogos cripto e de tokens não fungíveis (ou NFTs, na sigla em inglês). Uma de suas grandes adversárias, a Ubisoft já começou a se embrenhar nesse mundo.

O CEO da EA vê potencial no setor, tendo chamado, esta semana, NFTs e modelos “play-to-earn” de “uma importante parte do futuro de nossa indústria”.

Publicidade

Em uma conferência sobre informações de ganhos trimestrais nesta quarta-feira (4), Andrew Wilson, chefe-executivo da EA, foi perguntado sobre a oportunidade que a empresa (criadora de enormes franquias, como FIFA, The Sims, Battlefield e Madden NFL) vê no setor.

“Acredito que a conversa sobre play-to-earn e NFTs ainda está muito, muito no início e existe muito debate. A certo nível, existe muito hype [sobre NFTs]”, respondeu ele, de acordo com uma transcrição.

“Eu acredito que serão uma parte importante do futuro de nossa indústria. Mas ainda é muito cedo para tentar entender como isso irá funcionar.”

Experiência com colecionáveis

Wilson destacou o sucesso da EA com seus modos Ultimate Team em jogos como Fifa e Madden, onde jogadores coletam cards de negociação digital e internos que podem ser bem valiosos. Com isso em mente, Wilson afirmou que “[se sente] bem sobre nossa posição a respeito disso”.

Publicidade

No entanto, colecionáveis do Ultimate Team estão bloqueados a cada jogo individual e não podem sair do ecossistema interno do FIFA ou Madden, respectivamente.

Em jogos como Axie Infinity e The Sandbox, itens são representados como colecionáveis NFT que podem ser revendidos ou negociados livremente e, possivelmente, migrados para outros jogos ou espaços como parte do evolutivo e futuro metaverso.

É um grande diferencial e nem todo grande participante do setor tradicional de games parece estar aberto a tal mudança.

Steam, o principal marketplace de jogos digitais para PC, recentemente baniu desenvolvedores de publicarem jogos que utilizam a tecnologia blockchain ou que sejam ligados a NFT ou criptomoedas.

Publicidade

Defensores de cripto e de direitos digitais estão pressionando contra a decisão e Valve, criadora da Steam, ainda precisa explicar a mudança.

Wilson não aprofundou muito sobre como a EA pode acolher elementos de jogos NFT ou um modelo “play-to-earn” como o do Axie Infinity que recompensa jogadores com tokens cripto.

No entanto, ele sugeriu que o elemento de governança de ativos dos jogos cripto pode criar uma interação mais profunda para jogadores.

“Acredito que qualquer coisa que integre mais pessoas e as envolva por mais tempo, no contexto do entretenimento que iria criar, pode ser algo bom ao longo do tempo”, explicou. “Acredito que seja a própria base de nossos serviços on-line.”

Ubisoft, criadora de jogos como Assassin’s Creed e Far Cry, lançou alguns projetos pequenos e experimentais relacionados a NFTs no passado e apoiou diversas equipes e projetos do setor.

Publicidade

Recentemente, Ubisoft fez seu primeiro investimento no setor, apoiando Animoca Brands, criadora de The Sandbox, em sua mais recente rodada de financiamento de US$ 65 milhões.

Em outubro, Yat Siu, fundador e presidente executivo do Animoca Brands, contou ao Decrypt que a empresa irá trabalhar com a Ubisoft em jogos baseados em NFTs.

Durante uma conferência sobre ganhos na semana passada, a liderança da Ubisoft afirmou, destacando que está, sim, trabalhando em projetos baseados em NFTs. Yves Guillemot, CEO da Ubisoft, que a criadora quer “ser uma das principais participantes” do setor.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.

VOCÊ PODE GOSTAR
Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin

MB lança Monest, token de Renda Variável Digital com potencial de rentabilização de até 4x

Os investidores serão remunerados com parte da receita bruta da Monest Cobranças S.A, plataforma de gestão de inadimplência e cobrança digital no Brasil
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este
Logotipo OKX ao fundo tela trading

OKX lança rede Ethereum de segunda camada para desafiar a Base da Coinbase

Uma rede de escalonamento Ethereum de segunda camada construída pela OKX lançou a rede principal, abrindo caminho para novos usuários
Moedas de ether

Mercados de empréstimos de Ethereum enfrentam liquidações massivas em abril

O volume de empréstimos em Ethereum (ETH) liquidados apenas nas duas primeiras…