Imagem da matéria: Binance EUA tem encontro marcado com presidente do Banco Central do Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto fala à imprensa no Palácio do Planalto (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, fez uma reunião na manhã desta segunda-feira (16) com líderes de duas importantes empresas do setor de criptomoedas: Binance e Circle.

De acordo com a agenda oficial do BC, a reunião por videoconferência tratou de “assuntos institucionais”. Não está claro quais assuntos foram discutidos uma vez que o encontro não permitiu a participação da imprensa. 

Publicidade

Participaram da reunião Cliff Sobel, Scott Sobel e Michael Nicklas, sócios da Valor Capital Group LLC; Brian Brooks, presidente do Binance US; Jeremy Allaire, CEO da Circle; e Marcos Variato, CEO da Parfin.

Apesar da agenda oficial informar que Brian Brooks deveria estar na reunião, o empresário provavelmente foi substituído por outro representante da corretora já que ele pediu demissão no dia 6 de agosto.

O executivo que já foi chefe do Escritório do Controlador da Moeda (OCC), ficou apenas três meses no comando da Binance nos EUA e saiu por causa de “diferenças quanto à direção estratégica”.

O antigo diretor da exchange no Brasil, Ricardo Da Ros, também se demitiu após seis meses no cargo por um “desalinhamento de expectativas”.

Publicidade

A Binance, que é hoje a maior exchange de criptomoedas do mundo por volume, enfrenta nos últimos meses uma crescente pressão de reguladores do mundo inteiro, o que pode ter afugentado os executivos.

Não está claro quem substituiu Brooks na reunião com o Banco Central desta manhã, mas o fundador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, recentemente adotou uma postura mais apaziguadora com reguladores.

Reunião privada

Uma presença importante na reunião foi Jeremy Allaire, CEO da Circle que é a emissora da stablecoin lastreada ao dólar americano USD Coin (USDC) e que na semana passada anunciou sua ambição em se tornar o “banco nacional de moeda digital” dos EUA.

Pela experiência da Circle com stablecoins, um dos assuntos tratados no encontro pode ter sido o projeto da Moeda Digital do Banco Central (CBDC) que está sendo desenvolvida no Brasil.

Publicidade

No ano passado, Roberto Campos Neto também fez uma reunião fechada com o CEO da Ripple, empresa por trás da criptomoeda XRP, provavelmente para discutir o real digital.

Representando o mercado nacional estava o empresário Marcos Viriato da Parfin, uma fintech de criptomoedas que busca conectar o mercado financeiro tradicional ao digital.

VOCÊ PODE GOSTAR
Chill Guy art from Phillip Banks

Chill Guy: meme do TikTok está rendendo milhões a traders de criptomoedas

Só um cara tranquilo? O token que viralizou no TikTok não está mostrando nenhuma tranquilidade, disparando para uma capitalização de mercado de US$ 500 milhões
Imagem da matéria: Câmara aprova lei de segregação patrimonial para empresas de criptomoedas

Câmara aprova lei de segregação patrimonial para empresas de criptomoedas

PL aprovado na Câmara define diversas regras para empresas de criptomoedas; texto avança para Senado
Vitalik Buterin participa do podcast em mandarim dAAAb

Criador do Ethereum faz criptomoeda disparar 350% após investimento

Vitalik Buterin comprou ANON, token nativo de um aplicativo que permite que usuários com pelo menos 20.000 tokens façam postagens anônimas no Farcaster
Celular mostra logotipo da memecoin BONK

Devs da Solana ficam milionários com BONK 2 anos após airdrop

Desenvolvedores da LamportDAO receberam bilhões de BONK no natal de 2022, ajudando alguns a pagar o aluguel e outros a enriquecer