Aqui está algo que você deve ter perdido em meio às notícias esta semana de que a bolsa de criptomoedas FTX levantou US$ 900 milhões na maior rodada de financiamento já feita para uma bolsa de criptomoedas: Binance, um dos primeiros investidores, saiu de sua posição.
O CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, e o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, em várias entrevistas (separadas), ambos tentaram enquadrar a separação como rotineira e normal.
Mas vamos.
CZ disse à Forbes que a mudança era “parte de um ciclo normal de investimento”. Bankman-Fried, em uma extensa entrevista com Adriana Hamacher do Decrypt, disse: “Acho que faz sentido, dado o papel que nossos negócios estão desempenhando no mercado. Também pode nos dar mais flexibilidade no futuro.”
É o que Bankman-Fried disse a seguir, quando questionado sobre sua opinião sobre a recente série de problemas regulatórios da Binance, que é mais revelador: “Tem sido uma grande barreira. Não estou envolvido nas conversas entre eles e os reguladores, e então tudo que podemos fazer é especular, mas algo que direi é que tentamos muito ser o mais cooperativo possível com os reguladores … Acho que quando você não faz isso e parece menos flexível ou responsivo, eu acho que é mais provável que isso leve a casos em que os reguladores possam sentir que não têm escolha a não ser começar a usar o martelo. ” Mais tarde, ele acrescentou: “Acho que existem algumas diferenças entre a forma como dirigimos nossos negócios. Acho que há maneiras pelas quais eu teria reagido, respondido e conduzido as coisas de maneira diferente. “
A Binance tem sido criticada por vários reguladores nas últimas semanas, incluindo no Reino Unido, Itália, Japão e Ilhas Cayman. Como resultado, vários bancos e processadores de pagamento interromperam as transferências de clientes para a Binance.
Leia Também
As corretoras de criptomoedas rivais agora veem uma oportunidade, em contraste, de jogar bem (ou pelo menos parecer que querem jogar bem) com os reguladores. Como uma história da Businessweek emoldurada no início deste mês, Coinbase, Kraken e Gemini “têm um plano para vencer a Binance: jogar de acordo com as regras.” E isso foi antes mesmo de a FTX comprar as ações da Binance. (O FT relata que os fundos hedge também estão recuando da Binance.)
Para ser justo, a Binance, como todas as outras bolsas, diz que não tem problemas com os reguladores. “Todo mundo pensa que a Binance não quer cumprir as regulamentações dos EUA, ou quaisquer regulamentações”, CZ me disse em maio. “Mas isso está totalmente errado. Binance é na verdade a organização mais compatível do mundo, eu acho, no espaço cripto.”
A Binance claramente lucrou com seu investimento na FTX. Nenhum dos lados está divulgando dados financeiros, mas Bankman-Fried diz: “Obviamente, eles se saíram muito bem”, e CZ disse à Forbes: “Vimos um tremendo crescimento deles, estamos muito felizes com isso.” A FTX foi lançada há apenas dois anos e já possui um valuation de US$ 18 bilhões. Agora, como FTX e Binance competem cada vez mais entre si, é provável que comecem a parecer mais amigos.
Conforme o mercado cresce e todas as grandes bolsas buscam atrair clientes enquanto navegam no mal necessário da regulamentação, você tem a sensação de que as outras bolsas estão “juntas nisso”, enquanto Binance fica cada vez mais sozinha, uma ilha em si mesma.
Este é Roberts on Crypto, uma coluna de fim de semana do Editor-chefe do Decrypt, Daniel Roberts, e do Editor Executivo da Decrypt, Jeff John Roberts.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co