Imagem da matéria: Criador do Ethereum organiza provas para desmascarar falso Satoshi Nakamoto
Foto: Shutterstock

Vitalik Buterin, um dos criadores do Ethereum (ETH), organizou na sua página oficial do GitHub, um repositório que apresenta os principais indícios que Craig Wright, o empresário que finge ser Satoshi Nakamoto, é uma fraude.

O repositório foi originalmente criado pelo desenvolvedor Andreas Brekken que abandonou o projeto depois que Wright e seu time de advogados começou uma onda de processos na comunidade cripto.

Publicidade

Para evitar que os arquivos fossem esquecidos, Buterin os vinculou ao seu perfil do GitHub, conforme divulgou a conta do Twitter @orionwl no domingo (4). “Buterin tem um repositório denunciando a fraude do Craig Wright. Essa é a primeira coisa que literalmente todo o espaço cripto está unido?”, tuitou.

O repositório organiza em listas as principais polêmicas que Wright se envolveu ao longo dos anos e traz os links com páginas salvas na internet de cada história, até mesmo as deletadas por Craig, como seu antigo perfil no LinkedIn.

A lista apresenta as provas que Wright falsificou para mentir ser Satoshi Nakamoto, prints de ameaças que ele fez a outros desenvolvedores, além de fraudes que ele se envolveu.

Os links também trazem declarações dos principais especialistas do setor desmentindo Craig Wright. Há até mesmo um depoimento antigo da mãe do empresário onde ela admite que o filho sempre foi propenso a contar mentiras. 

Publicidade

Craig afirma desde 2016 ser o criador do bitcoin, mas nunca foi capaz de apresentar provas concretas para a comunidade para embasar suas alegações, de tal forma que há um consenso no setor que Wright é uma farsa.

O empresário renovou a aversão que a comunidade nutre contra ele no início do ano ao recorrer aos tribunais para censurar o white paper do bitcoin

O alvo de Craig dessa vez foram os administradores dos site bitcoincore.org e bitcoin.com, processados por supostamente violar os direitos autorais do empresário ao hospedar o white paper escrito por Satoshi Nakamoto em 2009, responsável por introduziu ao mundo a  tecnologia das criptomoedas.

Buterin vs Wright

A inimizade entre Vitalik Buterin e Craig Wright vem desde 2018, quando o criador do Ethereum interrompeu uma apresentação do empresário em um evento para perguntar por que os organizadores deixaram uma fraude se apresentar naquela ocasião.

Publicidade

Desde então, Buterin segue desmascarando o Wright em qualquer oportunidade. Em uma entrevista ao podcast Lex Fridman de semanas atrás, ele comparou Craig a uma espécie de Donald Trump do meio cripto.

“Ele não é muito intelectual, mas ele possui uma grande audiência porque diz coisas que as pessoas que têm ressentimentos com o projeto do bitcoin querem ouvir”. Ele continuou a provocação: 

“Hey, advogados do Craig Wright, estão me ouvindo? Sim, eu ainda acho que o seu cliente é um golpista, então me processa”.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

Após entrar no top 10 de ETFs com a maior sequência de entradas diárias, o ETF da BlackRock deu uma pausa
Imagem criada por IA pelo Decrypt

Saga revela primeiro airdrop ‘Power-Level Over 9.000’ com R$ 50 milhões em tokens

Campanha faz referência a meme do “Dragon Ball Z” — enquanto a Saga se prepara para airdrops de mais de 100 parceiros
Gas Consultoria, Faraó do Bitcoin,Glaidson Acácio dos Santos, pirâmide financeira, Instagram, criptomoedas

Queda Livre: Livro sobre o golpe do Faraó do Bitcoin é lançado nesta sexta-feira

‘Queda Livre — a história de Glaidson e Mirelis, faraós dos bitcoins’ será lançado hoje na Livraria Travessa
bitcoin, trade, investimento

Domínio da Binance em negociação de Bitcoin cai de 81% para 55%, aponta pesquisa

Relatório da Kaiko diz exchanges menores como Bybit e OKX ganharam impulso no mesmo período