Imagem da matéria: O alerta da Igreja Universal sobre o Bitcoin: "Marca da Besta"
Trecho do vídeo postado por Edir Macedo sobre o bitcoin (Foto: Reprodução/Youtube)

O criador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), Edir Macedo, postou nesta quinta-feira (22) uma mensagem em seu canal no Youtube no qual relacionou o Bitcoin a Satanás e ao totalitarismo — talvez o maior FUD religioso da história da criptomoeda.

Intitulado “Blockchain, Bitcoin e a marca da besta!”, o vídeo (veja abaixo) é um tipo de narrativa documental que mistura conceitos sobre bitcoin, blockchain, IA e faz constantes menções ao mistério em torno de Satoshi Nakamoto.

Publicidade

Apesar de alguns erros conceituais e de um tom de teoria da conspiração inicial, o episódio transcorre sem grandes críticas e com uma explicação da história das criptomoedas e de como funciona o sistema descentralizado. Porém, depois de quase 12 minutos, a narrativa se inverte totalmente:

“Enquanto o blockchain está sendo conhecido como algo descentralizado, que significa que não está sob controle de ninguém, ele está sendo desenvolvido e implementado por um grupo de pessoas que possuem um acesso ao sistema de maneira que os usuários normais não possuem”.

Em seguida, o vídeo diz que o número de pessoas que controlam a blockhain do Bitcoin é até menor que os que controlam os bancos. “Aqui é onde a Inteligência artificial está sendo promovida como a resposta para qualquer falha”, explica o narrador.

Na sequência, há um corte de encadeamento — e de lógica —, no qual é explicado que se a tecnologia blockchain pode ser usada para deduzir impostos, então alguém poderia cometer abusos.

Publicidade

Bitcoin, o plano de Satanás

“Isto é exatamente o que o plano de Satanás e a marca da Besta envolve [sic]”, diz o narrador enquanto a imagem mostrada é a de uma moeda de Bitcoin.

O plano, conforme o vídeo, é que estamos sendo encurralados a colocar a confiança no sistema do Homem no lugar de colocá-la em Deus.

“De fato essa tecnologia está nos encorando a eliminar o conceito de confiança e fé e trocá-lo por uma simples aceitação humana de registro de dados desprovidos de qualquer elemento moral. Estamos sendo encorajados a nos livrarmos dos bancos e governos, mas que vai nos levar para o maior sistema totalitário da história do planeta”.

Conforme a pregação vai chegando ao final, as críticas ao Bitcoin vão aumentando até culminar com a acusação total:

“Satanás sempre manipulou a raça humana para entregar para ele mais poder e controle simplesmente apelando para nossa cobiça. A tecnologia blockchain e bitcoin só são o cavalo de Tróia da última geração. Será que esta tal presente para o mundo não é somente parte das finais preparações de Satanás para se manifestar como o Deus deste mundo?”, alerta o narrador.

Publicidade

Embora Edir Macedo não apareça no vídeo, ele comentou em uma live no Instagram que lançaria o programa em seu canal no Youtube. A motivação para o ataque à tecnologia não está clara.

Recentemente, o site Intercept mostrou em uma reportagem que a Universal quebrou o sigilo bancário de pastores que estavam investindo na Gas Consuloria Bitcoin.

Veja o vídeo completo:

VOCÊ PODE GOSTAR
comprimidos de ecstasy Polícia SP

Polícia apreende ‘balas’ de ecstasy com símbolo de Bitcoin durante prisão

Ocorrência no litoral de SP culminou em prisão em flagrante por tráfico de drogas
Imagem da matéria: Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

Bitcoin ganha estátua no Brasil com Satoshi domando touro, símbolo de otimismo do mercado

O MB inaugurou uma estátua que simboliza a relevância do mercado cripto em 2024, marcado pela adoção institucional e o recorde de preço do BTC
Imagem da matéria: Brasileiro perde R$ 100 mil ao acreditar que ganharia lucro de 87% em duas horas com criptomoedas 

Brasileiro perde R$ 100 mil ao acreditar que ganharia lucro de 87% em duas horas com criptomoedas 

O golpe envolve várias empresas de fachada e foi divulgado por uma falsa influenciadora digital de finanças
Gas Consultoria, Faraó do Bitcoin,Glaidson Acácio dos Santos, pirâmide financeira, Instagram, criptomoedas

Queda Livre: Livro sobre o golpe do Faraó do Bitcoin é lançado nesta sexta-feira

‘Queda Livre — a história de Glaidson e Mirelis, faraós dos bitcoins’ será lançado hoje na Livraria Travessa