Imagem da matéria: Veterano dos investimentos Howard Marks recua e muda de posição sobre o Bitcoin
Howard Marks (Foto: Divulgação)

O valor do Bitcoin (BTC) está na própria demanda do mercado pela criptomoeda. Essa é a visão do gestor de investimentos Howard Marks. Em entrevista ao Korea Economic Daily, o empresário falou sobre a criptomoeda e demonstrou uma mudança no seu posicionamento sobre o ativo.

No passado, Marks costumava criticar a tecnologia, dizendo que o criptoativo não tinha valor intrínseco. Ele chamou o Bitcoin de “moda” e chegou a compará-lo a uma pirâmide. Depois, ele disse que “não entendia muito sobre a moeda.

Publicidade

Agora, o bilionário aprecia a demanda crescente pelo Bitcoin. “Há muitas coisas que as pessoas querem e que não têm valor intrínseco”, disse o gestor ao portal coreano, que também elogiou a oferta limitada de moedas. “A oferta é fixada pelo código… então ela não pode se expandir muito, ao contrário do dólar, que pode ser impresso infinitamente”, pontuou.

Howard Marks não acredita na onda dos ETFs

O empresário americano não vê tanto valor nos ETFs, que são fundos de investimentos negociados na bolsa de valores. Para ele, os ETFs estão inflando o preço das gigantes da tecnologia, como a Tesla e a Amazon.

Ele acredita que essa valorização excessiva não vai se manter no longo prazo. O problema, nesse caso, é que os ETFs possuem as ações de várias empresas, como a Apple, a Amazon e a Tesla, mas não fazem uma seleção criteriosa sobre esses ativos.

Por enquanto, a subida no preço das ações destas companhias está sendo mantida pela entrada de capital. Porém, isso não significa que essas empresas valham tanto quanto estão cotadas nesse momento, afirmou o gestor ao Korea Economic Daily.

Publicidade

Isso acontece porque a entrada de capital nos ETFs está desproporcional, para Marks. “[Os ETFs] estão performando bem porque eles possuem demanda. Mas acredito que isso não vai durar para sempre”, alertou. “Ninguém está estudando essas empresas; […] eles estão apenas comprando o que está na lista”, disse o empresário ao jornal.

Howard Marks é cofundador e copresidente da Oaktree Capital Management, que é uma das maiores gestoras de investimentos de riscos do mundo. No site, a empresa alega que tem a custódia de cerca de US$ 148 bilhões (R$ 820 bilhões) em ativos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

Mercado se anima com futuros de Bitcoin na B3, mas analistas apontam riscos para investidores iniciantes

B3 lançou na última quarta o contrato futuro de Bitcoin, mas especialistas lembram que o produto oferece muitos riscos
Imagem da matéria: Taxa de inflação do Bitcoin agora é menor que a do ouro, diz pesquisa

Taxa de inflação do Bitcoin agora é menor que a do ouro, diz pesquisa

Analistas afirmam que o último halving é simbolicamente significativo, mas pode ter um impacto no preço menor do que eventos passados
Criptomoedas sobre uma mesa e uma bandeira da Coreia do Sul ao fundo

Coreia do Sul quer oficializar unidade de investigação de criptomoedas em meio a aumento de crimes no setor

A Unidade de Fusão de Ativos Virtuais pode ter seu status de vigilante temporário para permanente
cz fundador da exchange de criptomoedas binance

“Cripto entrou em uma nova fase”, diz ex-CEO da Binance após receber sentença de prisão

Agradecendo a seus apoiadores, Changpeng “CZ” Zhao disse que a educação será o foco do próximo capítulo de sua vida