Imagem da matéria: Índia vai propor lei para criminalizar posse e negociação de criptomoedas, diz Reuters
Foto: Shutterstock

O governo da Índia pretende propor um lei para criminalizar praticamente todo o setor de criptomoedas no país, de acordo com um funcionário do alto escalão do governo indiano que falou à Reuters sob anonimato em publicação no domingo (14). Segundo ele, que afirmou ter conhecimento direto do plano, a ação tem como objetivo proibir a posse, emissão, mineração, negociação e transferência de criptomoedas.

A medida está de acordo com a agenda do governo indiano de janeiro, que conta com o banimento das criptomoedas — menos a tecnologia adjacente do Bitcoin, Blockchain — para a construção de uma estrutura para uma moeda digital oficial. Eles lançaram inclusive consulta pública sobre um Plano Nacional de Blockchain elaborado pelo Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação (MeitY).

Publicidade

Comentários recentes do governo, contudo, aumentaram as esperanças dos investidores de que as autoridades poderiam ser menos severas com o novo mercado em expansão. Conforme o funcionário, o projeto, que segundo ele estaria em estágios finais, daria aos detentores de criptomoedas até seis meses para liquidarem seus investimentos.

As autoridades estão confiantes na aprovação do projeto de lei, já que o governo do primeiro-ministro Narendra Modi detém uma maioria confortável no parlamento, disse a Reuters.

E acrescentou que se a proibição se tornar lei, a Índia será a primeira grande economia a tornar ilegal a posse de criptomoedas. A China, por exemplo, proibiu a negociação e baniu as exchanges.

Criptomoedas na Índia

Mesmo com as preocupações de um eventual banimento, o mercado cripto na Índia não para. Neste começo de ano, a exchange Unocoin, adicionou 20.000 usuários.

Publicidade

A discussão sobre o banimento das criptomoedas pelo governo da Índia acontece há pelo menos três anos, depois que o Bitcoin mostrou ao mundo seu maior potencial de mercado. Em maio de 2018, os detentores de bitcoin já sofriam com as investidas do governo ao mercado.

Aquela altura, o Banco Central da Índia já havia proibido os bancos do país de fornecer serviços a qualquer um que lidasse com criptomoedas, uma defensiva no que diz respeito ao uso de bitcoin para possíveis atividades ilegais.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Em crise, BitcoinToYou tem passado polêmico envolvendo "roubo" de Bitcoin entre sócios e ligação com pirâmides

Em crise, BitcoinToYou tem passado polêmico envolvendo “roubo” de Bitcoin entre sócios e ligação com pirâmides

Em meio a casos de bloqueio de saques na BitcoinToYou, caso antigo entre os sócios da empresa envolvendo o roubo de criptoativos vem à tona
Imagem da matéria: “Web3 vai salvar o capitalismo”, diz Yat Siu da Animoca Brands

“Web3 vai salvar o capitalismo”, diz Yat Siu da Animoca Brands

Durante o Web Summit, Yat Siu conversou com a reportagem sobre as principais mudanças do mercado cripto no último ano e as novas tendências que despertam seu interesse
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Manhã Cripto: EUA pedem 3 anos de prisão para CZ da Binance e Do Kwon pode levar multa de US$ 5,3 bilhões

O Departamento de Justiça quer que CZ passe três anos na prisão por liderar a Binance no período em que a empresa violou leis de lavagem de dinheiro
Imagem da matéria: Receita Federal dos EUA acende alerta do mercado ao sinalizar que planeja acabar com anonimato em cripto

Receita Federal dos EUA acende alerta do mercado ao sinalizar que planeja acabar com anonimato em cripto

Um novo formulário do IRS parece indicar que a agência exigirá os endereços de carteiras de usuários DeFi