“Acredito que o Bitcoin é uma invenção incrível”, disse o guru do mundo dos investimentos Ray Dalio, criador e gerente do fundo Bridgewater Associates, em um artigo nesta sexta-feira (29), no LinkedIn, no qual esclareceu a sua posição sobre a mais importante das criptomoedas.
O investidor, conhecido por ser crítico da criptomoeda, decidiu esclarecer o que pensa sobre ela de maneira definitiva, por meio do texto próprio, ao invés de deixar a mídia especular sobre o tema.
Bitcoin é incrível, aponta Ray Dalio
“O Bitcoin — assim como o sistema de crédito fez os banqueiros ricos por volta de 1350, começando pelos Médici — está tornando os seus inventores e aqueles que investiram cedo extremamente ricos. A criptomoeda tem potencial para fazer muitas outras pessoas ricas e romper com o sistema monetário atual”, continuou o especialista.
Dalio reiterou que não há muitas opções ao ouro. Por conta disso, o Bitcoin se fortalece como uma opção aos cidadãos que desejam armazenar um ativo de forma privada. “A criptomoeda superou a linha especulativa da imaginação e pode conservar valor no futuro”, escreveu.
No entanto, nem tudo são flores
Apesar dos elogios, Dalio mantém uma posição moderada sobre o tema. Na opinião dele, a grande questão é a utilidade do BTC em relação à sua emissão fixa, o que pode limitar a eficiência e fazer que com que o ativo digital seja superado por algo mais eficiente.
Leia Também
“Admiro como o Bitcoin se manteve durante os últimos dez anos, não apenas em relação à concorrência mas também pela sua tecnologia, que ainda não foi hackeada”, disse Ray Dalio.
Isso não significa que o Bitcoin seja seguro; na visão do empresário, se o departamento de Defesa dos Estados pode ser hackeado, seria ingênuo acreditar que um ativo digital digital seja imune a ataques, o que é uma das vantagens do ouro.
Além disso, a regulamentação governamental é uma preocupação extra para os investidores. Por mim, o gestor afirma em destaque que o “Bitcoin parece uma opção de longo prazo num futuro totalmente incerto; eu investiria uma quantidade de dinheiro para a qual não ligasse se ela perdesse 80% do seu valor”.
Segundo a Forbes, Dalio tem um fortuna pessoal estimada em US$ 18 bilhões. Ele ficou famoso também no Brasil por ter escrito o livro Princípios, no qual explica sua visão sobre investimentos.