Imagem da matéria: "Se eu fosse regulador, estaria me armando para lidar com o bitcoin", diz ex-CEO do Goldman Sachs
Lloyd Blankfein, ex-CEO do Goldman Sachs (Foto: Stuart Isett/Fortune Most Powerful Women Summit)

O banqueiro Lloyd Blankfein, ex-CEO do Goldman Sachs, criticou o Bitcoin (BTC) em uma entrevista à CNBC exibida pelo canal na segunda-feira (25). De acordo com ele, a criptomoeda será minada pela regulamentação dos governos.

Blankfein acredita que o Bitcoin não tem utilidade como um meio de pagamentos convencional. Para ele, o fato do preço do bitcoin poder se oscilar 10% num único dia pesa contra o seu uso no dia a dia.

Publicidade

Outro ponto criticado pelo banqueiro foi a impossibilidade de recuperar os fundos de criptomoedas na hipótese da perda da senha ou da chave privada.

“Se eu fosse um regulador, eu estaria ‘hiperventilando’ com o sucesso atual do Bitcoin e estaria me armando para lidar com isso”; essa é a maneira como Blankfein descreve a situação do BTC.

O banqueiro foi além, ao criticar a suposta falta de transparência da moeda: “Você não sabe se está pagando os norte-coreanos, a Al-Qaeda ou a Guarda Revolucionária do Irã”. Tudo isso motiva, na visão dele, uma regulamentação estrita por parte dos governos.

Por outro lado, o entrevistado afirmou que o Bitcoin pode funcionar, caso vença todos os obstáculos citados por ele.

Regulação e Bitcoin

A declaração de Blankfein vai no mesmo sentido da opinião de Kenneth Rogoff, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Recentemente, Rogoff alegou que os governos vão barrar as criptomoedas. Também houve uma manifestação semelhante de Ray Dalio, que é gestor do fundo de investimentos Bridgewater.

Publicidade

O Goldman Sachs, por sua vez, possui uma visão ambivalente sobre os criptoativos. Na metade de 2020, o banco revelou planos para criar a sua própria criptomoeda. Contudo, a instituição se manifestou contra o investimento em Bitcoin alguns meses antes disso.

VOCÊ PODE GOSTAR
Celular com o logo da OpenSea e imagens NFT

CEO do OpenSea fala sobre o futuro do mercado de NFTs mais popular do mercado

Devin Finzer falou sobre Bitcoin Ordinals, o lançamento de um token e o suporte para NFTs ERC721-C, um passo em direção ao OpenSea 2.0
Imagem da matéria: Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Clientes brasileiros da FTX vivem expectativa de pagamento e medo de novos golpes

Grupo de brasileiros se unem no Telegram para tentar entender comunicações da massa falida da FTX em meio ao receio de novos golpes
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
Imagem da matéria: Fan Token do PSG salta 25% com vitória sobre o Barcelona na Liga dos Campeões

Fan Token do PSG salta 25% com vitória sobre o Barcelona na Liga dos Campeões

Enquanto o token do PSG disparou, o ativo do Barcelona caiu mais de 4% com a derrota; no outro duelo, o fan token do Atlético de Madri desabou 10%