O preço do Bitcoin superou os US$ 19.000 pela segunda vez na história. Seu preço atual de US$ 19.381 representa um aumento de 66% no valor nos últimos três meses. No Brasil, o BTC já é negociado acima dos R$ 103.000.
O aumento tem sido rápido desde março, quando o Bitcoin caiu drasticamente ao ponto mais baixo do ano, chegando a US$ 4.000. A moeda continuou a se recuperar e lutou para voltar aos US$ 10.000, passando a fazer novas máximas recentes – e atingir valores não vistos desde a épica alta do Bitcoin em 2017. No entanto, desta vez, um conjunto totalmente diferente de circunstâncias está acelerando o preço do Bitcoin a novas máximas.
Por que o Bitcoin está subindo?
Há uma infinidade de razões para o aumento do preço do Bitcoin. O investimento de grandes instituições como a MicroStrategy abriram caminho, assim como grandes empresas como a Grayscale gerenciando Bitcoin para seus próprios clientes. Além do mais, agora é mais fácil comprar Bitcoin desde que o PayPal começou a permitir que as pessoas comprassem e vendessem Bitcoin.
A entrada de novos Bitcoins também caiu pela metade após o halving de maio de 2020, e isso desempenhou um papel no aumento do preço do Bitcoin. Cada um desses fatores individuais se combinaram para gerar uma impressionante alta durante o segundo semestre de 2020. Mas tudo começou com a MicroStrategy.
O Efeito MicroStrategy
De agosto a setembro deste ano, a empresa de inteligência de negócios e gigante internacional – MicroStrategy – investiu US$ 425 milhões em Bitcoin.
Após o investimento da MicroStrategy, a Square investiu US$ 50 milhões – 1% dos ativos totais da empresa – em Bitcoin em 8 de outubro de 2020.
Desde esses investimentos, a MicroStrategy e a Square obtiveram lucros significativos de 46% e 53%, com o Bitcoin de cada empresa agora valendo US$ 620 milhões e US$ 76 milhões, respectivamente.
Esses grandes nomes também se tornaram defensores do Bitcoin nos últimos meses.
O CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, tem elogiado o Bitcoin publicamente. Quando sua empresa anunciou suas intenções de investimento, Saylor descreveu o Bitcoin como “ouro digital”, dizendo que a criptomoeda é “mais forte, mais rápida e mais inteligente do que qualquer dinheiro que a precedeu”.
Da mesma forma, Amrita Ahuja – que era a diretora financeira da Square quando a empresa fez seu investimento em Bitcoin – disse: “Acreditamos que o Bitcoin tem potencial para ser uma moeda mais onipresente no futuro”, acrescentando que “para uma empresa que está construindo produtos baseados em um futuro mais inclusivo, este investimento é um passo nessa jornada.”
Esses investimentos e momentos de grande elogio público ao Bitcoin pareciam começar com o primeiro investimento da MicroStrategy e, portanto, foi apelidado de “Efeito MicroStrategy” por Jason Deane, analista de Bitcoin da Quantum Economics. Deane acrescentou que esses movimentos “deram o pontapé inicial em uma luta institucional para garantir o máximo possível de Bitcoins”.
Apoio público para investimentos em Bitcoin
A alta do Bitcoin no segundo semestre de 2020 viu alguns nomes importantes adotarem a criptomoeda. JPMorgan é um dos maiores exemplos disso. Em 2017, o CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, rotulou o Bitcoin de “fraude”. Em outubro deste ano, o banco de investimento disse que o Bitcoin está competindo solidamente com o ouro e que “o potencial de alta a longo prazo para o Bitcoin é considerável”.
Paul Tudor Jones, um gigante da indústria de fundos de hedge, comparou a compra de Bitcoin a um investimento inicial em uma empresa de tecnologia. “O Bitcoin tem muitas das características de ser um investidor inicial em uma empresa de tecnologia, e eu não percebi até que, infelizmente, fui ao seu programa e fui assediado por Deus sabe quantas pessoas diferentes no Bitcoin”, disse Jones no Squawk Box da CNBC.
Além do mais, Stanley Druckenmiller, um investidor bilionário que antes rejeitava o Bitcoin, disse que a famosa criptomoeda pode ser melhor do que ouro. “Eu possuo muito mais ouro do que Bitcoin, mas francamente, se a aposta no ouro funcionar, a aposta no Bitcoin provavelmente funcionará melhor”, disse Druckenmiller este mês.
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No entanto, enquanto esses investidores proclamam as virtudes do Bitcoin, muitos investidores institucionais estão seguindo o exemplo.
Grayscale Investiments
Grayscale Investments, a maior gestora de ativos digitais do mundo, está na vanguarda no fornecimento de serviços de custódia para investidores.
Um total de 85.000 Bitcoins, no valor de aproximadamente US$ 695 milhões, foram comprados pela Grayscale e CashApp, um serviço de pagamentos móveis de propriedade da Square. Durante o mesmo período – primeiro trimestre de 2020 – um total de 163.800 Bitcoin foram minerados, o que significa que ambas as empresas compraram coletivamente o equivalente a cerca de metade do total de Bitcoin minerados naquele trimestre.
Esses números estão causando preocupação de que o Bitcoin em breve estará em falta, já que grandes quantidades da criptomoedas estão sendo abocanhadas por grandes investidores e empresas gigantes.
Halving
O halving do bitcoin, evento que reduz pela metade a quantidade Bitcoins minerados a cada bloco, provavelmente teve um impacto no preço da criptomoeda. O halving acontece a cada quatro anos e, portanto, de maio em diante, apenas metade de novos bitcoins estavam sendo criados em relação aos meses anteriores.
“Com a oferta de novos Bitcoins caindo pela metade, esse fluxo de fornecimento foi reduzido, o que significa que menos Bitcoins são colocados à venda pelos mineradores. Isso pode contribuir para a escassez de oferta e, portanto, para o aumento do preço do Bitcoin”, disse Elias Strehle, pesquisador do Blockchain Research Lab, ao Decrypt.
Esta é a economia básica, e não apenas confinada à mineração de Bitcoins ou à indústria mais ampla de criptomoedas como um todo. Se a demanda permanece a mesma, mas a oferta diminui, isso pressiona o preço para cima.
“Pense nas maçãs: se a colheita deste ano for extraordinariamente boa, os preços das maçãs cairão. Se, no entanto, as maçãs são escassas devido a uma colheita ruim, então os preços das maçãs sobem”, disse Ingo Fiedler, co-fundador do Blockchain Research Lab, ao Decrypt.
PayPal
O PayPal, gigante dos pagamentos, anunciou em outubro que lançaria recursos de compra e venda de criptomoedas em sua plataforma. Em seguida, confirmou na quinta-feira (13) que todos os seus clientes nos EUA agora podem comprar, vender e armazenas bitcoin – e planeja trazer esse recurso para o Venmo.
Este lançamento incluiu a capacidade de comprar e vender outras criptomoedas além do Bitcoin como: Bitcoin Cash; Ethereum; e Litecoin.
Como gigantes do setor financeiro como MicroStrategy, Square e Grayscale Investments contribuíram para a percepção do Bitcoin como um ativo legítimo, a chegada do PayPal em cena é a mais promissora para as esperanças do Bitcoin de atingir o público.
“Acabei de comprar Bitcoin no Paypal, eles tornaram isso muito fácil. É assim que o Bitcoin se torna popular ”, disse um usuário do Twitter sob o pseudônimo de BitcoinBF.
O PayPal costumava questionar a adequação do Bitcoin como moeda, mas agora, é apenas um dos muitos grandes nomes que estão entrando no movimento do Bitcoin. E, à medida que vai avançando ao lado de todo mundo, não é de admirar que o preço do Bitcoin esteja pegando fogo.
*Atualização: Esta matéria foi atualizado em 24 de novembro com os preços mais recentes
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co