O novo smartphone da Huawei, o Huawei Mate 40, oferece suporte a uma carteira de hardware embutida para a moeda digital do banco central da China, o yuan digital. O smartphone é relatado como o primeiro de seu tipo a habilitar uma carteira de hardware para a moeda digital chinesa.
O smartphone oferece segurança de hardware e anonimato, e supostamente também é capaz de iniciar transações offline.
No início deste mês, quase dois milhões de residentes de Shenzhen, na China, se inscreveram para participar de um experimento digital do yuan. Aqueles que se inscreveram desfrutaram de uma distribuição de 50.000 vale-presente de 200 yuans cada.
Isso foi relatado como a primeira vez que a China experimentou a moeda digital com o público em geral, mas a China vem preparando as bases para uma moeda digital desde o início de 2014.
Como resultado das sanções americanas que restringem o acesso a algumas das tecnologias avançadas necessárias para fazer esses smartphones, o Mate 40 pode ser o último smartphone Huawei com Android.
O chip Kirin 9000 do smartphone é feito por um fabricante com sede em Taiwan, cuja parceria com a gigante da tecnologia foi agora forçada a terminar como resultado de sanções.
Leia Também
Mais óbvio para o usuário comum, as sanções dos EUA também restringiram o software da Huawei de usar os principais serviços do Google, como YouTube, Gmail e Google Play Store.
Huawei Mate 40
O Huawei Mate 40 inspira-se no modelo anterior Mate 20. Pesando 188g, ele possui uma tela OLED de 6,5 pol. 1080 x 2376 com uma taxa de atualização de 90 Hz e bordas curvas, ao lado de um chipset Kirin 9000 5G de 5nm, 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.
O conjunto de câmeras “Space Ring Design” posterior do telefone dispõe de uma câmera principal de 50 megapixels f / 1.9, uma lente ultra-grande angular de 16MP f / 2.2 e uma lente telefoto 8MP f / 2.4 em um design circular atraente. Na frente, há uma câmera ultralarga de 13 MP com lente dupla ao lado de um sensor de profundidade 3D, alimentando o sistema de desbloqueio facial do Mate 40.
Entre outros destaques tecnológicos, o telefone possui um leitor de impressão digital sob a tela, enquanto a duração da bateria impressiona – com um revisor dizendo que a bateria de 4.400 mAh do Mate 40 “me dá 12 a 14 horas por dia com 25 por cento de energia de sobra”.
*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co