Imagem da matéria: Prazo para sacar bitcoins da corretora XDEX acaba hoje
Foto: Reprodução/Divulgação

A corretora de criptomoedas Xdex anunciou que esta quarta-feira (29) é o último dia os clientes sacarem os fundos. A plataforma, criada pela XP Investimentos em 2018, havia anunciado o encerramento das atividade no último dia 31.

“Reforçamos que todos devem retirar integralmente o seu saldo em reais até às 23h59 de hoje, 29/04/2020, conforme previsto nos Termos e Condições de Uso e Serviços da XDEX e comunicado enviado por e-mail em 31/03/2020”, escreveu a empresa em sua conta no Facebook.

Publicidade

De acordo com a nota, se o cliente não retirar o fundo hoje, após o período de 30 dias a Xdex vai fazê-lo. Segundo informou, ela vai enviar os fundos para a conta bancária cadastrada na plataforma em até 3 dias úteis.

Ainda de acordo com a empresa, qualquer contato deve ser feito apenas através canais oficiais. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h pelo site, aplicativo ou telefone ( 11 4935-2723).

Fechamento da Xdex

Na ocasião do anúncio do encerramento das atividades, a Xdex citou a projeção do mercado, a competição e os poucos avanços regulatórios como alguns dos motivos do fechamento.

Por essas razões, segundo a empresa, houve uma redução das oportunidades encontradas no início do projeto, o que acabou motivando tal decisão.

Publicidade

Os clientes foram, então, avisados para que retirassem o saldo total em reais em até 30 dias — uma vez que o sistema da corretora não permitia a posse dos ativos digitais negociados no sistema.

A regra foi uma das grandes críticas dos usuários à plataforma, que almejava na criação cerca de 1 milhão de clientes. 

Corretora e XP

Também na ocasião, em nota enviada ao Portal do Bitcoin, a XP informou que a XDEX não tem a XP INc. e nem a XP Investimentos como sócios. Seus acionistas são compostos por uma joint venture entre XP Controle e o fundo General Atlantic.

Entretanto, de acordo com dados da Receita Federal, originalmente foi a XP Investimentos que registrou XDEX INTERMEDIACAO LTDA, cujo capital social era de R$ 25 milhões.

Publicidade

O projeto foi formalmente lançamento em setembro de 2018, por pelo CEO Guilherme Benchimol durante uma conferência da XP.

Fernando Ulrich, então um dos principais nomes do mercado brasileiro de criptomoedas e analista do segmento na própria XP, foi um dos nomes de peso que endossaram a Xdex. Porém, ele deixou a empresa em outubro do ano passado.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Governo dos EUA está investigando Jack Dorsey por negócios com Bitcoin

Governo dos EUA está investigando Jack Dorsey por negócios com Bitcoin

Relatório afirma que a Block supostamente processou transações de criptomoedas de grupos terroristas e de países sancionados
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Manhã Cripto: EUA pedem 3 anos de prisão para CZ da Binance e Do Kwon pode levar multa de US$ 5,3 bilhões

O Departamento de Justiça quer que CZ passe três anos na prisão por liderar a Binance no período em que a empresa violou leis de lavagem de dinheiro
Imagem da matéria: Taxa de inflação do Bitcoin agora é menor que a do ouro, diz pesquisa

Taxa de inflação do Bitcoin agora é menor que a do ouro, diz pesquisa

Analistas afirmam que o último halving é simbolicamente significativo, mas pode ter um impacto no preço menor do que eventos passados
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este