O Japanese Financial Services Agency (FSA), a autoridade financeira do Japão, emitiu uma declaração sobre as ofertas iniciais de moedas (ICOs). Além das advertências de risco, a agência detalhou como duas leis existentes podem se aplicar às vendas de token.
Alerta Sobre os Riscos dos ICOs
A FSA do Japão publicou uma declaração na sexta-feira, esclarecendo sua posição sobre os ICOs. A agência primeiro alertou o público sobre os dois riscos aplicáveis aos investidores de ICOs.
O primeiro risco diz respeito à volatilidade dos preços, que a agência advertiu, “o preço de um token pode diminuir ou tornar-se inútil muito rápido”. O segundo risco é “potencial de fraude”. A FSA alertou que os bens e serviços descritos nos whitepapers podem não acontecer ou não ser verdade, acrescentando que:
Você deve investir por sua conta e risco somente depois de compreender o suficiente dos riscos acima e o conteúdo do projeto. Você também deve prestar muita atenção à solicitação suspeita de ICOs.
Podem ser aplicadas duas leis já existentes
Embora o Japão não tenha leis específicas para ICOs, elas podem ser reguladas por duas leis existentes. Para as empresas que lançaram um ICO, a FSA enfatizou:
Os ICOs podem pertencer ao âmbito da Lei de Serviços de Pagamento e/ou do Instrumento Financeiro e da Lei de Câmbio, de acordo com a forma como elas estão estruturadas.
ICOs no Japão
O mercado da ICO no Japão está crescendo. Pequenas empresas, bem como grandes corporações, estão usando a venda de tokens para arrecadar dinheiro. Recentemente, A GMO, uma gigante da internet no país, está planejando usar um ICO para vender suas placas de mineração de bitcoin de 7nm. A empresa japonesa de serviços financeiros, SBI Group, também está lançando dois ICOs: um negócio de financiamento e um negócio de informações de rating através da Morningstar Japan.
A exchange de Bitcoin de Singapura, Quoine, que tem uma forte presença no Japão, anunciou no início deste mês o lançamento de um ICO global conhecida como Qash. Quoine e Zaif estavam entre as onze exchanges de bitcoins aprovadas pela FSA em setembro.
Além disso, as exhcanges de bitcoins chinesas estão tentando mover suas operações para o Japão. De acordo com a exchange de bitcoins japonesa Coincheck, a empresa recebeu “centenas de solicitações de startups chinesas e outras startups ao redor do mundo pedindo-nos para listar seus tokens, depois que o governo chinês proibiu ICOs“, revelou a bolsa.
Leia Também: Samsung Fez Equipamento de Mineração de Bitcoin com Smartphones Antigos