Uma imagem da Turma da Mônica com linguagem voltada para o público infantil está sendo compartilhada em redes sociais e grupos do WhatsApp. Nela, os criminosos tentam atrair a atenção de crianças para aplicarem golpes em cartões de crédito, segundo reportagem do Extra.
De acordo com a imagem, os golpistas dizem que estão à procura de novas amizades, mas para que isso aconteça é preciso informar o CPF e os dados do cartão de crédito dos pais. “A Turma da Mônica está procurando um novo amigo!”, diz a figura, que usa termos como ‘numerozinho’ e ‘cartão de crédito da mamãe’.
A investida criminosa tem intrigado as autoridades e o próprio criador dos personagens, Maurício Souza. De acordo com o site, a empresa do cartunista, Mauricio de Sousa Produções (MSP), alertou para o golpe e pediu para que os pais não compartilhassem esse tipo de conteúdo.
“A MSP não tem nenhuma relação com a postagem fake que circula na internet e aplicativos de mensagens”, diz um trecho da nota da empresa, que alertou que estão usando as imagens de forma indevida.
CPF e dados de cartões
Na nova modalidade de golpe, os criminosos solicitam o número do cartão de crédito e código de segurança em troca de uma falsa amizade com os personagens Mônica, Cebolinha e Cascão, segundo reportagem do Gazeta Online.
O delegado Rafael da Rocha Correia, da Delegacia de Crimes Cibernéticos, disse que já houve registro no Espírito Santo, onde atua. Ele tem informações de que várias pessoas procuraram as delegacias locais para registrar ocorrência relacionada ao golpe.
Leia Também
“Acontece que crimes de menor gravidade muitas vezes são registrados nas delegacias de bairros e acabam que não chegam aqui na Crime Cibernéticos, disse Correia.
Portanto, segundo ele, já pode ter acontecido, mas que o prosseguimento não chegou até o seu departamento. “A investigação pode ir até para outro estado, caso quem tenha aplicado o golpe não seja do Espírito Santo, por exemplo”, explicou.
O delegado alerta para que os pais redobrem a atenção com os filhos que usam as redes sociais, pois “o golpista explora a ingenuidade das pessoas e as crianças são mais suscetíveis”.
Segundo ele, nesse tipo de golpe não há dinheiro físico, o que pode facilmente enganar as crianças. Portanto, disse, é importante monitorar de perto.
Compre criptomoedas na 3xBit
Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br