Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), indicou que sua instituição não tem autoridade para regular as criptomoedas.
Fazendo suas declarações ao Comitê de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu, Draghi disse que “na verdade não estarão em nosso poder proibir e regular” o bitcoin e outras moedas digitais.
Os comentários vieram em resposta a uma pergunta do comitê sobre se o BCE pretende emitir um quadro regulamentar ou uma proibição total de criptomoedas e se Draghi sentiu que requisitos mais elevados de capital para fintechs eram necessários para proteger o setor bancário.
Draghi revelou que o BCE ainda não discutiu o potencial impacto das criptomoedas, mas provavelmente áreas de análise incluem o risco representado por elas devido à sua escala, uso e impacto econômico.
“Nós temos que perguntar quais são os efeitos das criptomoedas na economia”, declarou Draghi, acrescentando que ainda são muito imaturos para serem considerados um método de pagamento viável.
Leia Também: Pagamentos Bancários Instantâneos Vão Acabar com a Farra do Bitcoin: Chefe do Banco Central Alemão
A preocupação primordial para o BCE em torno das criptomoedas e da inovação digital em geral, é a segurança cibernética, prosseguiu, sublinhando que a proteção contra riscos cibernéticos é fundamental para a agenda do BCE.
No início deste mês, Draghi também criticou a iniciativa proposta pelo projeto e-Residency da Estônia para lançar uma criptografia nacional chamada “estcoin”, afirmando:
“Vou comentar sobre a decisão estoniana: nenhum Estado membro pode introduzir sua própria moeda. A moeda da Eurozona é o euro”.
Draghi não é o único funcionário sênior do BCE a comentar sobre criptomoedas nos últimos dias.
O vice-presidente do banco central, Vitor Constancio, fez manchetes na semana passada, quando afirmou que as criptomoedas eram um bem puramente especulativo e os comparava com a “mania da tulipa“. Constancio afirmou que o BCE não vê a tecnologia como uma “ameaça à política do banco central”.
Leia Também: Mineração de Bitcoin é Mais Rentável do que Tráfico de Drogas e Armas na Rússia