Imagem da matéria: Deputado chama Mercado Bitcoin, Bacen e Coaf para audiência sobre criptomoedas
Foto: Shutterstock

O deputado federal Luis Miranda (DEM/DF) solicitou na terça-feira (06) uma audiência pública para tratar do projeto de lei que visa regular as criptomoedas como arranjo de pagamento a ser fiscalizado pelo Banco Central. O evento contará com representantes da FlowBTC e do Mercado Bitcoin.

De acordo com o requerimento n. 1/2019, deverão participar dessa discussão que envolve a possível regulação de criptomoedas representantes de órgãos como o Banco Central, Receita Federal e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Publicidade

Miranda solicitou à Comissão especial da Câmara do Deputados instituída para cuidar dessa proposta legislativa que fossem ouvidos Marcelo Freitas Miranda, representante da FlowBTC, e Gustavo Chamati, representante do Mercado Bitcoin.

O convite aos dois atores do mercado de criptomoedas se justifica pelo fato de que o país, de acordo com o deputado, “precisa de um orçamento mais flexível, com inclusões digitais mais favoráveis, no entanto, é necessário entender mais sobre o assunto”.

A mesa de debates também será composta por Antônio Carlos Ferreira de Sousa, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf); Otávio Ribeiro Damaso, diretor de regulação do Banco Central; e Marilena Lazzarini, presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

O objetivo, segundo Miranda, é de se ter processo transparente pelo qual participem além dos órgãos fiscalizadores do país, as pessoas que atuem diretamente no mercado.

Publicidade

“Com a finalidade de conceder mais transparência, contribuir para o projeto que tramita nesta comissão, entender o funcionamento das moedas digitais, e ao final, propor medidas para a sua regulamentação, é necessário convidar os representantes supra”.

Projetos diferentes

O autor do projeto de lei é o deputado Áureo Ribeiro, que possui dois sobre o mesmo tema. Em entrevista ao Portal do Bitcoin,ele explicou que apresentou um projeto mais recente apensado ao antigo para ganhar tempo apenas e o que teríamos eram duas propostas de lei diferentes.

Na nova proposição de lei, o que se tem é a discussão sobre a regulação de bitcoins e outras moedas criptografadas como espécies de valor mobiliário a ser incluído no artigo 2º da Lei 6.385/76.

O deputado federal não utiliza o termo criptomoeda, mas sim criptoativo para se referir ao bitcoin e outros semelhantes. O termo é o mesmo que foi adotado em 2018 pela Comissão de Valores Mobiliários CVM).

Publicidade

A diferença aqui desse novo projeto ao antigo é que o órgão responsável pela regulamentação desses ativos digitais não será o Bacen, como propunha o deputado em 2015, mas sim a CVM, que tem a competência para exercer a fiscalização do mercado de valores mobiliários.


Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
cz fundador da exchange de criptomoedas binance

“Não há desculpas para minhas falhas na Binance”, assume CZ em carta a juiz

Changpeng “CZ” Zhao, fundador da Binance, afirmou que esse seria seu único “encontro com o sistema de justiça criminal”
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Criadores da Samourai Wallet são presos por lavagem de dinheiro; Bitcoin cai abaixo de US$ 64 mil

Manhã Cripto: Criadores da Samourai Wallet são presos por lavagem de dinheiro; Bitcoin cai abaixo de US$ 64 mil

Promotores dos EUA acusam cofundadores da Samourai Wallet de lavagem de dinheiro e de operar um negócio de transmissão de fundos não licenciado
Imagem da matéria: MicroStrategy cria 'ID Descentralizada' na blockchain do Bitcoin

MicroStrategy cria ‘ID Descentralizada’ na blockchain do Bitcoin

Michael Saylor anunciou ontem (1) o protocolo Orange para identificação descentralizada
Imagem da matéria: ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

ETF de Bitcoin da BlackRock encerra sequência de 71 dias de entradas

Após entrar no top 10 de ETFs com a maior sequência de entradas diárias, o ETF da BlackRock deu uma pausa