Autoridades policiais da Holanda e Reino Unido prenderam seis suspeitos de roubarem cerca de € 24 milhões (cerca de R$ 100 milhões) em criptomoedas de milhares de contas através de clonagem de exchanges.
De acordo com um comunicado do Serviço Europeu de Polícia (Europol) na terça-feira (25), os seis suspeitos — cinco homens e uma mulher — foram simultaneamente presos em suas residências no Reino Unido e na Holanda.
Segundo a Europol, os criminosos aplicavam um esquema chamado “typosquatting”, onde uma conhecida exchange online é clonada com o sequestro de sua URL. Desta forma, os cibercriminosos obtinham acesso às carteiras através dos logins dos clientes.
Mais de 4.000 vítimas
A Europol acredita que o golpe tenha lesado pelo menos 4.000 vítimas em 12 países, mas, segundo a Agência, o número não para de crescer devido a novas informações chegam a todo momento.
As autoridades responsáveis no caso são as Unidades Regional e Nacional do Reino Unido contra crimes organizados e a Eurojust, ambas com o apoio da Europol.
Conforme comunicado, o resultado positivo das ações da Força-Tarefa é fruto de intensas reuniões operacionais organizadas na sede da Europol com as instituições.
Isso permitiu um “intercâmbio harmonioso de informações e provas que levaram às prisões bem-sucedidas”, disse a Agência.
Leia Também
Contudo, as autoridades ainda não revelaram quais exchanges de criptomoedas foram usadas para a clonagem de URLs.
Lavagem com criptomoedas
No início de maio, a Europol também divulgou a prisão de oito pessoas que operavam um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo criptomoedas na Espanha.
Segundo a Agência, o grupo lavava dinheiro no câmbio de moedas fiduciárias para criptoativos, sacavam em ATMs de Bitcoin e depois depositavam os fundos em quantias menores para não gerar suspeita.
Compre criptomoedas na 3xBit
Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br